Nacional

Covid-19: Portugal entra em fase de mitigação a partir de hoje à meia-noite

Portugal vai entrar em fase de mitigação a partir das primeiras horas de quinta-feira, o que significa que o país deixou de ser capaz de conter a propagação do vírus e o novo coronavírus está instalado na comunidade e a espalhar-se, anunciou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, em conferência de imprensa conjunta com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Vamos passar das medidas da fase de contenção para as medidas da fase de mitigação. Como em todas as mudanças, a fase de transição pode ter alguma turbulência” porque “não se muda de paradigma assistencial de um dia para outro sem que exista turbulência“.

Nesta fase de mitigação a prestação de cuidados deixa de estar centralizada nos hospitais, passando a incluir também os cuidados primários. Em cada Agrupamento de Centros de Saúde terá de existir uma área dedicada à covid-19.

Com o aumento esperado do número de infetados e o reforço da capacidade para realizar testes de despiste ao vírus, o diagnóstico da infeção passará a ser sobretudo clínico, pelos sintomas, dispensando progressivamente a validação dos médicos da Linha de Apoio ao Médico libertando-os para a prestação de cuidados nas unidades de saúde.

As autoridades de saúde preveem que serão mais os portugueses infetados, a maioria com sintomas ligeiros e, assim, com indicação para ficarem em casa sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

Para apoiar as equipas dos centros de saúde nesta tarefa, o Governo anunciou também esta terça-feira que está a ser preparada uma ferramenta de apoio.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo