Nacional | Sociedade

Drones vão substituir trabalho da polícia em caso de acidente

A PSP e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estão a desenvolver um projeto para serem utilizados “drones” na investigação de acidentes de viação, anunciou o comandante distrital da PSP. O projeto pretende usar “drones” para fotografar os acidentes a partir do ar, permitindo remover mais rapidamente as viaturas da estrada e repor a circulação.

O novo método de investigação de acidentes de viação é baseado na utilização de “drones” de pequenas dimensões e de baixo peso, utilizando tecnologia desenvolvida por investigadores da UTAD, segundo o superintendente Vítor Barros Soares.

Assim, através das câmaras incorporadas no “drone”, será possível obter uma imagem aérea imediata do acidente, permitindo retirar logo os carros do local e não perder tanto tempo em medições.

“Para reconstituição em tribunal, uma imagem daquelas é muito melhor do que o croqui feito pelo elemento policial que vai tomar conta da ocorrência”, sublinha o oficial da polícia.

Os primeiros testes com os “drones” foram feitos há cerca de uma semana, mas ainda não há previsões de quando o projecto será implementado.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo