Autarquias podem deixar de pagar ADSE dos trabalhadores

As câmaras municipais e as juntas de freguesia podem deixar de suportar os custos relativos à ADSE dos seus funcionários. O Ministério da Saúde está a estudar alterações ao decreto-lei, mas fonte do Ministério da Saúde não confirma, para já, as alterações ao decreto-lei.

Se a proposta noticiada pelo Jornal de Negócios avançar, a compensação da medida poderá significar mais descontos no salário dos trabalhadores das autarquias para a ADSE.

Na Administração Central os custos são já suportados na totalidade pelos trabalhadores, mas na Administração Local e Regional tal não acontece, de acordo com o decreto-lei em vigor que estabelece que as despesas com a ADSE são suportadas pelos próprios funcionários, que descontam 3,5% do salário, mas também pelas respetivas entidades patronais.

O Governo pretende alterar essa realidade, de modo a que as câmaras municipais e as juntas de freguesias deixem de ser responsáveis por esses descontos, o que poderá levar a avultadas poupanças nos cofres municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Mais de 40 técnicos, afetos nas diferentes áreas e unidades orgânicas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), iniciaram, esta…
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin