portugal bandeira muralhas castelo

BdP prevê que a economia contraia 9,5% devido ao Covid-19

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a economia do país português contraia cerca de 9,5 pontos percentuais este ano devido ao impacto da pandemia de Covid-19, de acordo com um relatório disponível esta quarta-feira no site da instituição.

De acordo com as previsões da entidade, a queda no calendário atual seria de 9,5%, mas alerta que o impacto pode ser de 13% se houver um ressurgimento da doença.

A economia portuguesa deverá contrair-se fortemente em 2020, num contexto global de reduções no Produto Interno Bruto (PIB), bem como no comércio internacional, que só pode ser comparado com o que foi registado na Grande Depressão de 1928“, refere a análise.

A instituição apontou que, durante o primeiro trimestre do ano, o PIB contraiu 3,8% em relação ao período de outubro a dezembro de 2019.

Principalmente devido à queda nos serviços de turismo, espera-se que Portugal sofra uma queda de mais de 25% das exportações em 2020. Além disso, o consumo privado deverá diminuir em quase nove por cento.

Apesar de tudo, de acordo com o estudo do BdP, o país experimentará um crescimento do PIB de 5,2% em 2021 e 3,8% em 2022.

No entanto, na eventualidade de uma recorrência da doença no país, a recuperação seria de apenas 1,7% no próximo ano de 2021 e 3,5% no ano seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin