BdP prevê que a economia contraia 9,5% devido ao Covid-19

portugal bandeira muralhas castelo

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a economia do país português contraia cerca de 9,5 pontos percentuais este ano devido ao impacto da pandemia de Covid-19, de acordo com um relatório disponível esta quarta-feira no site da instituição.

De acordo com as previsões da entidade, a queda no calendário atual seria de 9,5%, mas alerta que o impacto pode ser de 13% se houver um ressurgimento da doença.

A economia portuguesa deverá contrair-se fortemente em 2020, num contexto global de reduções no Produto Interno Bruto (PIB), bem como no comércio internacional, que só pode ser comparado com o que foi registado na Grande Depressão de 1928“, refere a análise.

A instituição apontou que, durante o primeiro trimestre do ano, o PIB contraiu 3,8% em relação ao período de outubro a dezembro de 2019.

Principalmente devido à queda nos serviços de turismo, espera-se que Portugal sofra uma queda de mais de 25% das exportações em 2020. Além disso, o consumo privado deverá diminuir em quase nove por cento.

Apesar de tudo, de acordo com o estudo do BdP, o país experimentará um crescimento do PIB de 5,2% em 2021 e 3,8% em 2022.

No entanto, na eventualidade de uma recorrência da doença no país, a recuperação seria de apenas 1,7% no próximo ano de 2021 e 3,5% no ano seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Líbano: Estrondos sónicos inspiram criação de plataforma online

Líbano: Estrondos sónicos inspiram criação de plataforma online

Há duas semanas, um activista decidiu abrir uma página na Internet dedicada aos estrondos sónicos gerados pelos caças israelitas que…
Cabo Verde melhora nas finanças públicas

Cabo Verde melhora nas finanças públicas

Dados do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial de Cabo Verde revelam que a execução orçamental registada até julho…
Moçambique: 95 em cada 100 moçambicanos têm contas de moeda eletrónica

Moçambique: 95 em cada 100 moçambicanos têm contas de moeda eletrónica

Dados do Banco de Moçambique indicam que 95 em cada 100 adultos no país têm conta numa Instituição de Moeda…
Oxford Economics prevê crescimento de 2,9% para Angola

Oxford Economics prevê crescimento de 2,9% para Angola

A consultora financeira Oxford Economics melhorou a previsão de crescimento de Angola em 2024, ao passar para 2,9%. O motivo…