Economia | Nacional

Financial Times Elogia António Costa e apresenta exemplo português como uma esperança para a Europa

O jornal britânico Financial Times, no seu artigo “Portugal’s bright outlook offers Europe some hope” (“Perspetivas brilhantes para Portugal oferecem à Europa alguma esperança”), elogia o líder do governo português, referindo o “astuto senhor Costa”, e lembrando o último relatório da Moody’s que, na atual conjuntura, ofereceu perspetivas positivas à evolução da notação da dívida pública portuguesa em mais um degrau acima do lixo.

Segundo o artigo, o sucesso do país “resulta tanto de boas escolhas políticas como de uma saudável dose de boa sorte”. “O primeiro-ministro António Costa tem ainda muito a fazer num país onde a dívida pública se mantém acima de 100% do PIB. Ainda assim, tem razão para estar mais otimista que muitos outros líderes europeus”.

De acordo com a publicação, a geringonça, conforme foi chamado em tom irónico pela direita, tem funcionado desde 2015, apesar de “poucos augurarem que o esquema aguentaria os quatro anos da legislatura, como afinal aconteceu”. “O empenho era tão delicado que não há uma só foto jornalística que tenha imortalizado o momento”, refere.

Finalmente, o jornal, especializado em assuntos económicos,   perspetiva a vitória do atual primeiro-ministro nas próximas eleições de outubro deste ano e dá-lhe alguns conselhos: avançar com a reforma da administração pública e do setor bancário e continuar o caminho da “prudência orçamental” mas sem a “austeridade punitiva”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo