Finlândia: Economia cai 11% desde 2008

Para muitos, a Finlândia faz parte da zona da Europa fisicamente conservadora, juntamente com a Alemanha. Mas de acordo com o ministro das finanças Finlandês, «basicamente, somos o homem doente da Europa».
Segundo as estatísticas, a economia finlandesa caiu 11% desde 2008, aproximando-se mais dos níveis de Itália ou Espanha do que dos países «fortes» da Zona Euro. As últimas estimativas apontam para uma contração de 2,6% em Setembro face a igual período do ano anterior. É o pior resultado em mais de dois anos.
Estes dados demonstram que o Produto Interno Bruto (PIB) finlandês diminuiu em 12 dos 14 últimos trimestres, revelando uma longa recessão.
Os analistas apontam como causas o declínio da Nokia, que no início do século representava 4% do PIB e cerca de 20% das exportações do país. Ainda, as dificuldades atravessadas pela enorme indústria do papel devido ao aumento do mundo digital. Também as sanções impostas pela União Europeia (UE) à Rússia, aliado comercial da Finlândia, contribuíram para o declínio da economia.
A este quadro, a Finlândia acrescentou recentemente a instabilidade política, com um governo de coligação de três partidos, enfrentando, já este mês, novas medidas de austeridade e reformas para a redução da despesa.
A maior greve, em décadas, paralisou a Finlândia em Setembro, com os trabalhadores a protestarem contra as medidas do governo para aumentar a competitividade do país. Assim, parece que, antes de melhorar, a situação vai piorar e muito no curto prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló exonera Presidente do Tribunal de Contas

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló exonera Presidente do Tribunal de Contas

O Chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, exonerou, esta quinta-feira, 22 de Julho, o Presidente do Tribunal de Contas,…
Timor-Leste solidário com vítimas de cheias na China

Timor-Leste solidário com vítimas de cheias na China

O Governo de Timor-Leste manifestou solidariedade para com as vítimas das inundações na região centro da China, causadas pelas chuvas…
Brasil: Rejeição ao Presidente Bolsonaro alcança 62% entre os brasileiros

Brasil: Rejeição ao Presidente Bolsonaro alcança 62% entre os brasileiros

O presidente Jair Bolsonaro está no seu momento de maior rejeição, segundo pesquisa PoderData realizada esta semana (19 a 21/7).…
STP: Candidatura de Delfim Neves reclama o paradeiro de 4.497 votos

STP: Candidatura de Delfim Neves reclama o paradeiro de 4.497 votos

João Costa Alegre, diretor de campanha do candidato Delfim Santiago das Neves, denunciou esta terça-feira, várias anomalias ocorridas no processo…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin