Economia | Nacional

Governo anuncia reforço de 800 milhões no orçamento para a Saúde e 8400 profissionais de saúde até 2021

© Marionbrun, Pixabay

O Conselho de Ministros aprovou o plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no âmbito do qual a ministra da Saúde anunciou, a contratação 8400 profissionais até 2021 e um reforço de 800 milhões de euros para reduzir a dívida e aumentar a capacidade de resposta do SNS.

A contratação de 8400 profissionais de saúde nos próximos dois anos será para todos os grupos profissionais, refere o comunicado do Conselho de Ministros.

Foi ainda aprovado o reforço de cem milhões de euros para pagamento por desempenho destinado aos hospitais com Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) – em outubro, só havia 14 a funcionar mas havia 89 com intenção de avançar. Serão também reservados quatro milhões para “prémios de aumento de produtividade” a todas as unidades de cuidados de saúde primários, significando que deixam de ser exclusivos dos profissionais das Unidades de Saúde Familiar (USF), explicou a ministra da Saúde em declarações aos jornalistas.

Segundo o Governo, as medidas aprovadas reforçam a autonomia das instituições de saúde do setor público empresarial (hospitais EPE), sobretudo no que diz respeito “a todas as contratações de substituição”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo