Em Conselho de Ministros, o governo português aprovou ontem, na generalidade, o Programa Internacionalizar 2030. Este programa define metas e medidas para que as exportações atinjam 53% do PIB em 2030 e pretende reforçar o investimento direto estrangeiro em 4% ao ano.
O programa aprovado surge no seguimento do Programa Internacionalizar aprovado pelo Governo anterior e está estruturado em seis eixos de intervenção: Business and Market Intelligence; Formação e Qualificação dos Recursos Humanos e do Território; Financiamento; Apoio no Acesso aos Mercados e ao Investimento em Portugal; Desenvolvimento da Marca Portugal e Política Comercial e Custos de Contexto.
Dentro destes eixos estão ainda contempladas medidas específicas para responder aos desafios resultantes da pandemia da doença COVID-19.
O Programa Internacionalizar 2030 vai ser agora debatido no parlamento e no âmbito do Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia para recolher sugestões, propostas e medidas, antes da aprovação da versão final.