Economia | Nacional

Grupo de supermercados espanhol Mercadona chega a Portugal

A Mercadona, o conhecido grupo de supermercados espanhol, está a expandir-se para Portugal e abrirá lojas na região do Porto e no norte do país.

A entrada do maior grupo de supermercados da Espanha prevê a inauguração de cerca de 10 lojas até o final de 2019 num investimento de 160 milhões.

A estratégia de longo prazo da empresa para Portugal é abrir entre 150 e 200 lojas em todo o país se o lançamento no norte de Portugal for bem sucedido.

A Mercadona, do empresário Juan Roig, detém 25% do mercado retalhista de alimentos na Espanha. O grupo francês Carrefour está em segundo lugar na Espanha.

O mercado retalhista alimentar português é dominado pela Sonae MC (Continente) com 700 lojas e Jerónimo Martins (Pingo Doce), que tem 450 lojas em Portugal.

Ao entregar os seus resultados financeiros, o Presidente da Sonae MC, Paulo Azevedo, subestimou a chegada iminente da competição espanhola.

“Estamos muito acostumados a lidar com gigantes de supermercados muito maiores da França (Carrefour) e da Alemanha (Lidl e Aldi) no setor de alimentos. Já experimentamos invasões francesas antes e, por isso, estamos preparados e muito confiantes porque temos muita experiência nessas lutas e desafios”, disse.

Azevedo acrescentou que Mercadona é “um operador competente como os outros gigantes que nos desafiaram em nosso território e sabemos como competir contra eles”.

Atualmente, o Continente tem uma quota de mercado de 28% em Portugal, o Pingo Doce 26% e, por agora, a Mercadona procura competir com concorrentes de segunda linha no mercado Português como o Lidl (10%), Intermarché (9%), Auchan. (6%) e Minipreço (5%).

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo