Economia

IAPMEI aprova mais de dez milhões de euros em incentivos para microempresas

O IAPMEI já aprovou 10,6 milhões de euros em apoios ao abrigo do programa ADAPTAR Microempresas, correspondente ao apoio a 3.465 empresas. Estes apoios começaram a ser liquidados esta segunda feira, dia 25 de maio, tendo sido já dadas ordem de pagamento no valor de 1,2 milhões de euros.

O ADAPTAR é um programa de apoio às empresas para adaptação aos novos modelos de funcionamento nesta fase de reabertura de grande parte da atividade económica nacional, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

Estes Sistemas de Incentivos apresentam 2 vertentes, o ADAPTAR Microempresas, que permite aos empresários receber um apoio de 80% das despesas entre 500 e 5000 euros necessárias à adaptação dos seus pequenos negócios às novas regras de funcionamento, e o ADAPTAR PME, que subsidia até 50% os investimentos entre os 5 mil e 40 mil euros  na adaptação à pandemia dos seus estabelecimentos e métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores.

Relativamente à totalidade dos Sistemas de Incentivos geridos pelo IAPMEI, desde 18 de março até ao final da semana passada, entraram cerca de 15.508 candidaturas, correspondendo a um investimento de 1,304 milhões de euros. Este número de candidaturas corresponde a cerca de 43% de todas as candidaturas que havia previamente recebido desde o arranque do atual quadro comunitário em final de 2014.

Sublinha-se ainda que o IAPMEI emitiu 127 milhões de euros de pagamentos de fundos comunitários a 1.717 empresas nestes dois meses.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo