Economia | Magrebe | Nacional

Interconexão elétrica com Marrocos é estratégica para Portugal

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Sanches Seguro, garante que o projeto de interconexão elétrica que ligaria Marrocos e Portugal é uma iniciativa positiva.

“Consideramos que a cooperação com Marrocos no domínio da energia é fundamental e, portanto, o valor que damos a esta infra-estrutura é estratégica para Portugal”, disse Jorge Sanches Seguro.

Esta interligação permitirá que num primeiro momento, seja injetada energia nas redes de eletricidade marroquinas, explorando a capacidade de energia instalada em Portugal, para ajudar Marrocos a responder à crescente procura de eletricidade. Depois disso, o fluxo de energia deve ser revertida.

Dado o grande potencial solar e eólico disponível para Marrocos, também pode vir a exportar a curto ou médio prazo eletricidade para Portugal, o que significa que o projeto beneficiará ambos os países.

Relativamente ao gás natural, o secretário de Estado recordou que Portugal tem os preços mais caros, ou os segundos mais caros, conforme se fale em famílias ou empresas e que essa “é uma situação que não podemos permitir”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo