Offshore: Paulo Núncio admitiu ter tido conversas com Vitor Gaspar e Maria Luís Albuquerque

O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, admitiu esta quarta-feira ter tido “conversas” com os ministros das Finanças Vitor Gaspar e Maria Luís Albuquerque sobre as ‘offshore’ mas centrou sobre si a responsabilidade no desenrolar do processo.

“Admito que tenha tido conversas com os ministros das Finanças sobre as questões em geral do combate à evasão fiscal”, acrescentando mais tarde que os paraísos fiscais eram “matéria” por si acompanhada “em particular” dentro do executivo, reiterando a responsabilidade política em exclusivo da não publicação de certas estatísticas sobre transferências para ‘offshore’.

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais admitiu que a não publicação de estatísticas pode não ter sido a “decisão mais adequada”, mas defendeu que a divulgação pode ser contraproducente.

“Reconheço que a não publicação das estatísticas poderá não ter sido a decisão mais adequada e concedo que a minha decisão, por dúvida de não publicar estas estatísticas, possa ser objeto de crítica e eu concedo-a”, afirmou Núncio no parlamento.

O antigo governante do Governo PSD/CDS-PP disse que, ainda assim, “continua a entender que existem determinadas matérias cuja exposição de muita informação pública pode ser contraproducente e quanto em matérias de combate à fraude e à evasão fiscal”.

Paulo Núncio falava na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, onde está hoje a ser ouvido sobre a transferência de 10.000 milhões de euros para paraísos fiscais entre 2011 e 2014 sem o controlo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), embora tenham sido comunicados ao Fisco pelos bancos, como a lei obriga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Investigadores do Porto testam uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores do Porto testam uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Uma equipa de investigadores do Porto, liderada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC),…
Escassez de gás na Europa pode causar crise energética mundial

Escassez de gás na Europa pode causar crise energética mundial

Na Europa, os preços do gás natural subiram mais de 35% no mês passado, à medida que aumentam as preocupações…
Angola: João Lourenço não autoriza marcha do MPLA

Angola: João Lourenço não autoriza marcha do MPLA

O Presidente angolano, João Lourenço, não aprovou a realização de uma designada “marcha dos milhões”, convocada recentemente pelo seu partido,…
Guiné Equatorial regista aumento do PIB no segundo trimestre

Guiné Equatorial regista aumento do PIB no segundo trimestre

O Diretor-Geral do Instituto de Estatística da Guiné Equatorial, Ricardo Nsue Ndemesogo, divulgou nesta quarta-feira, 15 de setembro, os valores…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin