Ásia | Economia | Nacional

Portugal é o primeiro país da zona do euro a emitir dívida em moeda chinesa

Portugal será o primeiro país da Zona do Euro a emitir dívida em moeda chinesa após receber autorização do país, conforme confirmado pelo secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho.

Portugal, que já emite dívida em euros e dólares, realizará uma emissão de dois anos de RMB 2.000 milhões, equivalente a 260 milhões de euros. A emissão começará na próxima semana e a um custo ainda não encerrado, embora se espere que seja um pouco mais alto do que o pago nas emissões do euro (cerca de -0,222%).

Embora a quantidade seja baixa, a autorização permite realizar no futuro outras de maior alcance. “O objetivo é estar num mercado grande com muita liquidez e, assim, ampliar a base de investidores”, disse Mourinho ao jornal Eco.

A China é o primeiro investidor extra comunitário em Portugal, com participações importantes em setores como eletricidade, água, bancos, seguros ou saúde.

Recentemente, viu frustrada a opa para adquirir 100% da EDP, a principal empresa de eletricidade portuguesa, onde detém uma participação de 25%.

Na última visita do presidente chinês a Portugal, em dezembro do ano passado, assinou com António Costa, primeiro-ministro português, um acordo para participar na nova ‘rota da seda’, a rede de transporte da China para a Europa, com a participação do porto de Sines.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo