Entre 15 de março e o dia 29 de abril, foram registadas no Portal da Queixa 135 reclamações relacionadas com pedidos de moratória de crédito ao abrigo do mecanismo de proteção financeira em vigor em Portugal desde a declaração de Estado de Emergência.
Foram registados pela plataforma 25 casos de pedidos negados e 48 casos de ausência de resposta, as causas das principais queixas registadas. Para além destas, o excesso de burocracia é outra das queixas mais apontadas pelos consumidores. A Caixa Geral de Depósitos é a entidade com mais reclamações, 16,2% do total, seguida pelo Millennium BCP com 13,3% e o WiZink com 11,4%.
Esta semana, também o Banco de Portugal informou ter recebido 160 reclamações no domínio da supervisão comportamental, no âmbito dos apoios às empresas e famílias em contexto de Covid-19.
Recorde-se que desde final de março está em vigor a lei que permite a suspensão dos pagamentos das prestações de créditos à habitação e créditos de empresas (capital e juros) por seis meses, de abril a setembro.