Embaixadora de Marrocos em Portugal pede ajuda a Marcelo Rebelo de Sousa para permanecer em Lisboa

Segundo notícia o jornal marroquino ‘Akhbar Al Youm’, a embaixadora de Marrocos em Portugal, Karina Benaich, recusa abandonar o seu posto em Lisboa, no âmbito da rotação diplomática em curso no reino, e terá, inclusive, pedido a intercessão do Presidente Rebelo de Sousa no sentido deste sensibilizar as autoridades marroquinas para a sua pretensão.

Segundo notícia o mesmo jornal, esta não é uma prática isolada na comunidade de embaixadores marroquinos que têm por hábito pedir a mediação de países estrangeiros para ficarem nas capitais que mais lhes convém.

Dos 70 Embaixadores chamados pelo MNE marroquino, 3 ainda não responderam ao apelo. Tratam-se de Mohamed Maelainine, Embaixador do Marrocos no Sudão, Mohamed Imar, Embaixador do Marrocos em Madagáscar e Karima Benaich, Embaixadora do Marrocos em Portugal. Os 3 diplomatas insistiram em ficar nos seus postos, de acordo com fontes fiáveis do Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino citadas pela publicação marroquina.

Esta prática não existe em nenhum país do Mundo, excepto em Marrocos, que já conheceu um precedente neste âmbito, o do antigo Embaixador do Marrocos na Arábia Saudita, Abdelkarim Essammar. Este diplomata, depois de vários anos em Riyad, quando foi finalmente chamado a regressar a casa, instruiu a esposa, de origem egípcia, a solicitar a ajuda de uma das esposas do rei saudita para que este intercedesse junto das autoridades marroquinas de modo a manter-se no posto.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

As autoridades sul-africanas impediram a entrada ilegal de 40 moçambicanos no seu território, por ocasião do regresso de várias pessoas…
Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

A Comissão Mista Angola-Brasil vai reunir-se entre março e abril para impulsionar as relações de cooperação bilateral.  Esta foi uma…
Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, partilhou publicamente que o Brasil pode apoiar o seu país a tornar-se…
Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…