Embaixadora de Marrocos em Portugal pede ajuda a Marcelo Rebelo de Sousa para permanecer em Lisboa

Segundo notícia o jornal marroquino ‘Akhbar Al Youm’, a embaixadora de Marrocos em Portugal, Karina Benaich, recusa abandonar o seu posto em Lisboa, no âmbito da rotação diplomática em curso no reino, e terá, inclusive, pedido a intercessão do Presidente Rebelo de Sousa no sentido deste sensibilizar as autoridades marroquinas para a sua pretensão.

Segundo notícia o mesmo jornal, esta não é uma prática isolada na comunidade de embaixadores marroquinos que têm por hábito pedir a mediação de países estrangeiros para ficarem nas capitais que mais lhes convém.

Dos 70 Embaixadores chamados pelo MNE marroquino, 3 ainda não responderam ao apelo. Tratam-se de Mohamed Maelainine, Embaixador do Marrocos no Sudão, Mohamed Imar, Embaixador do Marrocos em Madagáscar e Karima Benaich, Embaixadora do Marrocos em Portugal. Os 3 diplomatas insistiram em ficar nos seus postos, de acordo com fontes fiáveis do Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino citadas pela publicação marroquina.

Esta prática não existe em nenhum país do Mundo, excepto em Marrocos, que já conheceu um precedente neste âmbito, o do antigo Embaixador do Marrocos na Arábia Saudita, Abdelkarim Essammar. Este diplomata, depois de vários anos em Riyad, quando foi finalmente chamado a regressar a casa, instruiu a esposa, de origem egípcia, a solicitar a ajuda de uma das esposas do rei saudita para que este intercedesse junto das autoridades marroquinas de modo a manter-se no posto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Moçambique: Autoridades preocupadas com aumento de agiotas

Moçambique: Autoridades preocupadas com aumento de agiotas

O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Sofala está preocupado com o aumento de agiotagem ou de indivíduos que…
Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin