Engenheiros e médicos desenvolvem ventilador para apoiar hospitais portugueses

Uma equipa de engenheiros e médicos desenvolveu um ventilador com uma balão auto insuflável, de baixo custo e fácil montagem para apoiar os hospitais portugueses na luta contra o Covid-19.

O projecto liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP),desenvolveu este ventilador alternativo, o PNEUMA, com o propósito de possibilitar a libertação dos ventiladores convencionais para os casos mais graves, sendo assim uma alternativa para o apoio a hospitais de segunda e terceira linha.

O dispositivo, inspirado num trabalho original da Universidade de Rice (EUA), é um sistema de compressão e descompressão automática de balão auto insuflável. Assemelha-se a um ventilador de emergência e transporte e pode ser utilizado sem acesso à rede de energia elétrica.

Segundo Nuno Cruz, coordenador do projecto, “O PNEUMA permite o controlo do volume, frequência respiratória e relação inspiração-expiração, incluindo alarmes de deteção de paragem e filtro HEPA para mitigar risco de infeções, entre outras funcionalidades. É baseado num dispositivo médico homologado e que faz parte da rotina médica (balão auto insuflável) e é rapidamente replicável, ou seja, é mais fácil, rápido e económico produzir soluções iguais a esta do que ventiladores novos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Governo focado em fortalecer democracia

Moçambique: Governo focado em fortalecer democracia

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Manuel Gonçalves, afirmou que o Governo continua a realizar esforços para o fortalecimento…
Portugal tem novos voos para Cabo Verde com a EasyJet

Portugal tem novos voos para Cabo Verde com a EasyJet

A companhia aérea ‘low cost’ EasyJet começou nesta semana a voar para Cabo Verde com duas rotas, Lisboa-Sal e Porto-Sal,…
Angola: Governo quer inaugurar mais de 150 empreendimentos até final de 2025

Angola: Governo quer inaugurar mais de 150 empreendimentos até final de 2025

O Governo angolano tem como objetivo inaugurar e colocar à disposição dos cidadãos mais de 150 empreendimentos económicos e sociais…
Angola e Portugal analisam formação de quadros diplomáticos

Angola e Portugal analisam formação de quadros diplomáticos

O Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal analisaram nesta semana o alargamento…