“Envolve-te, não deixes ninguém para trás” é o lema do 26º Acampamento Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal

A Associação dos Escoteiros de Portugal (ACNAC), vai realizar, de 13 a 19 de agosto, em Faro, o 26º Acampamento Nacional, com o propósito de promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O acampamento, que se trata de um “ecoevento que pretende ser um exemplo através da adoção de práticas ambientais responsáveis, que vão desde a utilização de detergentes biodegradáveis, separação de lixo e à utilização de garrafas reutilizáveis”, é organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) e pretende dar destaque aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de prioridades e aspirações acordadas entre a maioria dos países da Organização das Nações Unidas. “Incentivar os participantes para a aplicação de práticas sustentáveis como a gestão de resíduos, escolha de materiais ecológicos e adopção de práticas alimentares sustentáveis”, pode ler-se no comunicado da ACNAC.

“Os jovens escoteiros, para além das habituais aventuras, como desportos radicais, desportos aquáticos, corridas com carrinhos de rolamento, caminhadas, entre outros, farão também trabalho comunitário na região que acolhe este grande acampamento”, informa a ACNAC.

Para Ana Proença, escoteira-chefe nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal, o ACNAC “é uma oportunidade para os jovens escoteiros aprenderem a trabalhar em equipa, desenvolverem a sua criatividade e o seu espírito de aventura, e ainda aprofundarem a sua ligação com a natureza, contribuindo assim para a promoção da sustentabilidade, um tema que já está intrínseco à atividade e aos valores da AEP”.

Para a edição deste ano, que coincide com a celebração dos 110 anos da AEP, regista-se a sensibilização para a importância da sustentabilidade ambiental e social. “Contamos com uma série de parceiros e entidades que nos vão ajudar a transformar este evento num encontro sustentável e amigo do ambiente”, reforça a responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Acompanhar os que vivem nos lugares mais remotos dos Andes é um desafio no Peru

Acompanhar os que vivem nos lugares mais remotos dos Andes é um desafio no Peru

Na Diocese de Tacna e Moquegua, que cobre uma vasta área na região do Altiplano, entre os Andes e o…
Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

Cabo Verde: Júlio Correia solicita desfiliação do PAICV

O militante de longa data do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, PAICV, Júlio Correia, solicitou a sua imediata…
Namíbia: Governo e UNICEF vão promover acesso gratuito à internet nas escolas

Namíbia: Governo e UNICEF vão promover acesso gratuito à internet nas escolas

Duas mil e duas escolas estão mapeadas para beneficiar do Projecto Giga do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF)…
Artista plástico Miranda Brito expõe "Tramitações de Vidas" até ao final do mês

Artista plástico Miranda Brito expõe "Tramitações de Vidas" até ao final do mês

O artista plástico Miranda Brito expõe, na Biblioteca Municipal de Setúbal, “Tramitações de Vidas”. A exposição, inaugurada no passado dia…