A Associação dos Escoteiros de Portugal (ACNAC), vai realizar, de 13 a 19 de agosto, em Faro, o 26º Acampamento Nacional, com o propósito de promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O acampamento, que se trata de um “ecoevento que pretende ser um exemplo através da adoção de práticas ambientais responsáveis, que vão desde a utilização de detergentes biodegradáveis, separação de lixo e à utilização de garrafas reutilizáveis”, é organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) e pretende dar destaque aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de prioridades e aspirações acordadas entre a maioria dos países da Organização das Nações Unidas. “Incentivar os participantes para a aplicação de práticas sustentáveis como a gestão de resíduos, escolha de materiais ecológicos e adopção de práticas alimentares sustentáveis”, pode ler-se no comunicado da ACNAC.
“Os jovens escoteiros, para além das habituais aventuras, como desportos radicais, desportos aquáticos, corridas com carrinhos de rolamento, caminhadas, entre outros, farão também trabalho comunitário na região que acolhe este grande acampamento”, informa a ACNAC.
Para Ana Proença, escoteira-chefe nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal, o ACNAC “é uma oportunidade para os jovens escoteiros aprenderem a trabalhar em equipa, desenvolverem a sua criatividade e o seu espírito de aventura, e ainda aprofundarem a sua ligação com a natureza, contribuindo assim para a promoção da sustentabilidade, um tema que já está intrínseco à atividade e aos valores da AEP”.
Para a edição deste ano, que coincide com a celebração dos 110 anos da AEP, regista-se a sensibilização para a importância da sustentabilidade ambiental e social. “Contamos com uma série de parceiros e entidades que nos vão ajudar a transformar este evento num encontro sustentável e amigo do ambiente”, reforça a responsável.