Nacional

Estado português nacionaliza parte de Isabel dos Santos na EFACEC

O Conselho de Ministros aprovou ontem por decreto-lei a apropriação pública, por via da nacionalização, de 71,73% da Efacec Power Solutions. A participação nacionalizada era detida pela Winterfell 2 Limited da angolana Isabel dos Santos.

Em comunicado, o Executivo refere que “os efeitos do arresto de ativos de alguns dos seus acionistas, gerou diversas dificuldades no plano comercial e operacional e, em consequência, agravaram a situação financeira desta, situação que se tem vindo a deteriorar a um ritmo acelerado”. A intervenção do Estado foi assim decidida em concordância com restantes acionistas privados.

A operação procura viabilizar a continuidade da empresa, garantindo a estabilidade do seu valor financeiro e operacional, expressa num volume de negócios na ordem dos 400 milhões de euros, e permitindo a salvaguarda dos cerca de 2500 postos de trabalho.

Segundo o comunicado, a intervenção do Estado deve ainda ser feita por período restrito no tempo e com vista à resolução temporária da respetiva situação, estando prevista a sua imediata reprivatização.

O Governo relembra ainda que a Efacec é uma empresa portuguesa com atividade empresarial nos setores da Energia, Mobilidade Elétrica, Engenharia e Transportes, e uma referência internacional em setores vitais para a economia nacional.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo