A Autoridade Tributária e Aduaneira emitiu um alerta sobre supostos emails falsos enviados em nome do fisco para alguns contribuintes. Nestes emails, é pedido aos cidadãos para regularizarem dívidas fiscais e descarregar um ficheiro e-fatura.
Este tipo de fraude não é novo e é conhecido como ‘phishing’ – um método em que os utilizadores são levados a uma página ou a informação falsa onde o grafismo da página é semelhante à página real da entidade.
Neste caso, o email é recebido como um “aviso importante”, tem o logótipo da Autoridade Tributária e Aduaneira, ameaçando colocar o contribuinte na “lista de devedores” se a situação não for regularizada.
Para prevenir os enganos, as finanças divulgam uma imagem do email falso que algumas pessoas já receberam.