Europeus e africanos debatem oportunidades de crescimento em Lisboa

Nos dias 18 e 19 de julho decorre, em Lisboa, a sexta edição do EurAfrican Forum 2023, com o tema “Aliança UE-África: Oportunidades de Crescimento”.

O evento realiza-se na NOVA SBE, com organização do Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP), entidade não governamental para o desenvolvimento. Estarão presentes, segundo os organizadores, líderes políticos, empresários e especialistas de ambos os territórios para “debate e partilha de experiências, em prol do desenvolvimento”.

Entre os vários oradores confirmados estão o Ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, o Ministro português da Economia e do Mar, António Costa e Silva, o Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Ministro do Mar cabo-verdiano, Abraão Vicente, o Ministro da Educação ganesa, Yaw Osel Adutwum e a Ministra da Saúde angolana, Silvia Lutucuta.

A conduzir os trabalhos, estarão Anita Erskine, radialista e atriz ganesa e João Pedro Taborda, Membro da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Durante dois dias, os convidados terão um “debate objetivo, atual e inclusivo, apoiado em ideias, propostas, realidades e projetos de interesse para os dois continentes, abordando essencialmente sete temas: transformação verde & digital, clima & energia, educação, saúde, investimento, internacionalização e infraestruturas & transportes sustentáveis”.

Haverá sete painéis dedicados aos seguintes temas: Transformação Verde e Digital, Clima e Energia, Educação de Qualidade, Sistemas de Saúde, Financiamento Sustentável para o Crescimento, Desafios da Internacionalização e Infraestruturas e Transportes Sustentáveis.

Paulo Gomes, Fundador da Orango Investment Corporation e Co-Fundador da New African Capital Partners(Senegal), será o keynote speaker desta sessão, da qual faz ainda parte um painel que contará com a moderação de João Pedro Taborda, Membro da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa.

O EurAfrican Fórum destaca-se por ser uma plataforma de contacto internacional e softpower orientada para o estímulo da colaboração, pública e privada, entre Europa e a África, em diversos domínios.

O Programa completo do EurAfrican Forum 2023, está disponível em: https://www.eurafricanforum.org/agenda-2023/

Ígor Lopes – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Primeiro-ministro defende maior investimento da diáspora

Cabo Verde: Primeiro-ministro defende maior investimento da diáspora

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, mencionou nesta quinta-feira, 12 de setembro, o “peso elevado” da diáspora…
Moçambique: Primeiro comboio de combustíveis chega ao vizinho Malawi

Moçambique: Primeiro comboio de combustíveis chega ao vizinho Malawi

A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) expediu o primeiro comboio de combustíveis para o vizinho Malawi através do…
Angola: Governo quer privatizar mais 14 ativos ainda em 2024

Angola: Governo quer privatizar mais 14 ativos ainda em 2024

O Governo angolano pretende privatizar mais 14 ativos ainda este ano, fazendo os mesmos parte de um conjunto de 178…
Cabo Verde: Nova embaixadora dos EUA quer reforçar cooperação

Cabo Verde: Nova embaixadora dos EUA quer reforçar cooperação

A nova embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) em Cabo Verde, Jennifer Adams, garantiu nesta semana que quer continuar…