A Associação Mulheres Empreendedoras Europa e África (AMEEA) realizou no dia 25 de novembro, no Hotel Palácio Estoril, em Portugal, a sexta edição Gala da Cerimónia de Entrega do Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa e África. Este evento, que contou com a assinatura da fundadora e presidente Isabel Manuel de Nascimento, tem o objetivo de “premiar mulheres que se distinguem pelas suas inovações e ações contribuindo para o empoderamento de mais mulheres, o que significa acreditar no potencial feminino de realizar mudanças que impactam a sociedade”.
Segundo apurámos, uma das principais missões da AMEEA é ajudar o maior número de mulheres a acreditarem e a desenvolverem o seu potencial e principais valências, acreditarem nos seus sonhos e torná-los realidade, assim, criarão um legado que eleve a autoconfiança e a sabedoria que despertará a essência do sentir e Ser Mulher”!
De entre os convidados a assistir à gala, esteve presente o presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo, município moçambicano. Também em representação da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) de Moçambique, este o presidente Lineu Candieiro, o presidente Dário Camal, do Pelouro de Cooperação Internacional e Relações Institucionais e o presidente Edelson Remane, do Pelouro de Recursos Minerais da ANJE.
Durante a entrega de galardões, a vereadora Carla Semedo discursou, representando a Câmara Municipal de Cascais, concelho que acolheu o evento. Após o discurso, começou a entrega de galardões pelas 26 nomeadas, presentes ou representadas, sendo que em cada categoria uma Mulher Europeia e Africana.
Entre as nomeadas destacamos, vindas de África, a presença de Débora Katisa Carvalho, primeira-dama da República de Cabo Verde, recebendo o galardão de Reconhecimento Internacional; Elsa Barber, assessora para a área Social da Vice-Presidente da República de Angola, recebendo o galardão de Solidariedade, Cooperação e Sustentabilidade; Elizabeth Ranque Frank, Comissário-Chefe da Polícia de Angola, recebendo o galardão de Carreira.
Em Portugal, Maria Rosa, cabeleireira há 59 anos, recebeu o galardão Reconhecimento Nacional; Isabel Lima, fashion designer baseando as suas criações nas tradições e património de Viana do Castelo, recebeu o galardão Moda; Francisca Nazareth, futebolista revelação da Seleção Nacional, a mais jovem galardoada na categoria Desporto.
Isabel Denascimento falou sobre o dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres e terminou com um convite para apoio às mais fragilizadas e com menos recursos, nomeadamente “estendendo a mão amiga a mulheres em países da África”.
A Adjunta da presidente da AMEEA, Célia Losa, acrescentou o tema da violência psicológica a que as mulheres são sujeitas pelos constrangimentos familiares e da sociedade, que levam a situações de profundo desânimo de vida, doença ou suicídio, mas que não sendo visível são “desvalorizadas ou ignoradas”.
Ígor Lopes