Governo e Movimento #NãoÉNormal lançam campanha pela eliminação da violência no namoro

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, desafiou o Movimento #NãoÉNormal para uma iniciativa conjunta com vista a educar e capacitar jovens para melhor identificarem e rejeitarem comportamentos de violência em relações de namoro, incluindo violência física, sexual, psicológica, e nas redes sociais. Desta parceria resultou a campanha #NamorarNãoÉSerDoN@, lançada no dia 14 de fevereiro, no mesmo dia em que são divulgados os dados do Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2020.

Este estudo, realizado pela UMAR com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, mostra que 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte de atual ou ex-companheiro/a; e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência. O estudo aponta para a elevada prevalência e legitimação de formas específicas de violência como a violência psicológica, aquela exercida através das redes sociais ou as atitudes de controlo (sobre vestuário e hábitos de convívio, entre outros).

A campanha foi será apresentada no Chapitô, num evento em que participaram 100 jovens e a equipa do Movimento #NãoÉNormal. Estiveram presentes a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa.

Segundo Rosa Monteiro, “é fundamental darmos o passo que vai da rejeição da violência como uma ideia ou um princípio abstrato para a sua rejeição na vida concreta. Temos de envolver os jovens e deixar claro que nenhuma forma de violência no namoro é aceitável, seja na escola, na rua, numa discoteca, em casa, ou na internet.”

A violência é crime público. Denunciar é uma responsabilidade coletiva. O Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, é gratuito e está disponível 24 horas por dia, no número 800 202 148.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Macau: Grupo de empresário procura estabelecer parcerias na região

Macau: Grupo de empresário procura estabelecer parcerias na região

Uma comitiva composta por dez empresários portugueses e um brasileiro, iniciou, esta semana uma visita comercial a Hong Kong, Macau,…
Moçambique: Crise humanitária pode acentuar devido aos conflitos e ao clima

Moçambique: Crise humanitária pode acentuar devido aos conflitos e ao clima

O comissário europeu para Gestão de Crises, Janez Lenarčič, disse, esta semana, que “as alterações climáticas são um fator agravante…
Brasil: Câmara Portuguesa de São Paulo promete “facilitar parcerias e negócios” por mais um século

Brasil: Câmara Portuguesa de São Paulo promete “facilitar parcerias e negócios” por mais um século

Em 2022, as atividades da Câmara Portuguesa de São Paulo “registaram mais de 800 conexões entre associados, evidenciando a eficácia…
Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Um grupo de 12 cabo-verdianos denunciou recentemente um caso de alegada burla, em que terão pago para acelerar processos de…