O Governo português apresentou ontem um total de cinco novas medidas para que as mais de 2.500 start-ups nacionais consigam superar as consequências da pandemia COVID-19 e retomar a sua atividade normal após este período excecional.
O conjunto das cinco novas medidas, no valor global superior a 25 milhões de euros, poderá representar em média 10 mil euros de apoio potencial para cada start-up. Entre as medidas apresentadas está a StartupRH Covid 19, um apoio financeiro através de um incentivo equivalente a um salário mínimo por colaborador e o Vale Incubação, um apoio para start-ups com menos de 5 anos, através da contratação de serviços de incubação num valor de 1 500 euros não reembolsáveis.
Foi também prorrogado por 3 meses o prazo do Startup Voucher, um apoio de 2 075 euros por posto de trabalho e lançado o instrumento Covid-19-Portugal-Ventures, uma iniciativa de investimentos a partir de 50 mil euros através da Instituição Financeira de Desenvolvimento, da Portugal Ventures e da Imprensa Nacional- Casa da Moeda.
A quinta nova medida apresentada é a “Mezzanine” funding for Startups, um empréstimo convertível em capital social com capital para investir entre os 50 mil e os 100 mil euros.