Em entrevista ao programa da SIC, Alta Definição, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que a sua recandidatura ao cargo de Presidente da República está condicionada pelo resultado de uma exame médico que terá que fazer ao coração nas próximas semanas.
Em conversa com Daniel Oliveira, Marcelo explicou que “Achei que devia fazer exames também em matéria cardíaca. A minha hipocondria mandou fazer e fiz. Genericamente estou bem, mas restou uma dúvida que vai obrigar a um novo exame e portanto vou ter de fazer, daqui a umas semanas, um cateterismo para ver um determinado vaso sanguíneo em que há acumulação de cálcio”.
Questionado pelos jornalistas em Atenas, Grécia, , onde se deslocou para participar no 15.º encontro informal do Grupo de Arraiolos com homólogos da União Europeia, o Chefe de Estado assegurou que “Não há nenhuma situação crítica ou grave, senão eu teria dito porque é de interesse público.
Um cateterismo é um procedimento cirúrgico que passa pela introdução de um cateter através de artérias ou veias periféricas até as câmaras cardíacas, artérias pulmonares e veias arteriais coronarianas e que visa facilitar a passagem da corrente sanguínea.
No caso de Marcelo Rebelo de Sousa, o cateterismo será realizado numa veia no coração, segundo a Presidência, mas não se trata de um problema do foro cardíaco.