Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa testa positivo para Covid-19

Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou teste positivo para Covid-19 uma semana após ter tido contacto com um conselheiro que posteriormente foi diagnosticado com coronavírus.

“Depois de o Presidente da República ter testado negativo ontem, e apesar de o antígeno de hoje ter dado negativo, soube-se, às 21h40, que o PCR deu positivo”, informou a Presidência em nota, na segunda-feira à noite.

O chefe de estado de 72 anos está assintomático e cancelou a sua agenda para os próximos dias. O governante ficará isolado no Palácio de Belém, onde trabalhava quando o resultado do teste foi conhecido.

O positivo de Rebelo de Sousa ocorre apenas 13 dias antes das eleições presidenciais de 24 de janeiro, onde se candidata à reeleição.

Recorde-se que na quarta-feira passada, um dos assessores do presidente, com quem teve contato na segunda-feira, testou positivo para coronavírus.

Embora Marcelo tenha dado negativo nos exames realizados naquele dia e as autoridades sanitárias considerassem o contacto de “baixo risco”, pediram-lhe “vigilância passiva” durante 14 dias e para se manter afastado das multidões.

O presidente decidiu então suspender as suas ações de campanha eleitoral até ao dia 18 e realizar uma atividade moderada, limitando-se a debates e entrevistas.

Marcelo é o claro favorito à reeleição para um segundo mandato de cinco anos, já que as sondagens lhe dão a vitória na primeira volta com cerca de 60% dos votos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo