Marcelo Rebelo de Sousa já recebeu alta após ser submetido a um cateterismo na quarta-feira, no qual detetou várias obstruções coronárias importantes que foram tratadas durante o próprio procedimento.
“Estava tudo muito bem. Das possibilidades, havia uma das mais simples”, informou em comunicado à imprensa ao sair do Hospital de Santa Cruz, nos arredores de Lisboa, onde entrou 24 horas atrás.
“Sinto-me verdadeiramente melhor do que me sentia ontem, quando entrei”, acrescentou o chefe de Estado, que reconheceu que o sucesso da intervenção é um fator “positivo” a ser considerado na sua decisão sobre uma possível candidatura à reeleição.
Foi o próprio presidente quem revelou no início deste mês a necessidade de se submeter a um cateterismo, após vários exames médicos que revelaram um “acumulo de cálcio” num dos vasos sanguíneos do coração. Na altura, apontou que os resultados do cateterismo seriam um fator determinante para decidir se concorreria às eleições de 2021.
Marcelo retomará a sua agenda normalmente no domingo ou o mais tardar na segunda-feira, e nas próximas semanas planeia participar na Web Summit, uma visita de Estado à Itália e campanhas para apoiar os sem-abrigo.