Medalhas de Mérito Turístico 2022

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo

No âmbito da VI Cimeira do Turismo Português, enquadrada nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, e subordinada ao tema “O Turismo e o Novo Mundo”, decorreu, esta tarde, a cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito Turístico 2022, a qual contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques. 

Numa iniciativa que pretende distinguir pessoas, singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, por serviços ou iniciativas de relevo para o turismo nacional, foram laureadas várias personalidades que, pelo seu empenho e prestação, muito contribuíram para a reabilitação do setor num contexto fortemente marcado pela situação pandémica da Covid-19.   

O Embaixador do Reino Unido em Portugal, Christopher Sainty, o consultor Manuel Pinto, o empresário Nadir Din, e o Presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, foram agraciados com a atribuição da Medalha de Mérito Turístico, de grau Prata, tendo Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo Português (CTP) sido galardoado com a Medalha de Mérito Turístico, de grau Ouro.   

Para além destas personalidades, com relevante prestação na atividade turística nacional, foi ainda distinguida, com a Medalha de Mérito Turístico, de grau Prata,  a rede de Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, I.P., cujo papel na formação e colocação no mercado de trabalho de profissionais altamente qualificados desde a sua fundação em 1958, a recente criação e dinamização da Academia Digital durante o período pandémico, que assegurou a capacitação de mais de 180 mil profissionais do turismo, foi determinante na atribuição desta distinção. 

As Escolas do Turismo de Portugal são uma referência na formação profissional em turismo. A aposta nas pessoas e no talento tem sido uma das suas prioridades de atuação, formando mais de 3000 alunos por ano e qualificando, simultaneamente, cerca de 7500 profissionais do turismo, com formação on the job. São uma rede única no mundo, reconhecida internacionalmente, premiada e certificada pela Organização Mundial do Turismo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique recebe do Japão cinco viaturas de bombeiros

Moçambique recebe do Japão cinco viaturas de bombeiros

O Governo japonês disponibilizou cerca de 170 mil dólares a Moçambique para a aquisição de cinco viaturas destinadas ao Serviço…
Angola: Reintegrados mais de 500 ex-militares em ações contra fome e pobreza

Angola: Reintegrados mais de 500 ex-militares em ações contra fome e pobreza

A vice-governadora provincial para o setor Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Amaro, afirmou que 593 ex-militares foram reintegrados…
Banco Mundial indica crescimento de 4,1% para Timor-Leste

Banco Mundial indica crescimento de 4,1% para Timor-Leste

O Banco Mundial prevê que Timor-Leste registe um crescimento económico de 4,1% em 2024 e 2025, através do alívio das…
UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

A União Europeia (UE) anunciou o envio da próxima parcela de 50 milhões de euros para a Agência das Nações…