No âmbito da edição de 2022 da Noite Europeia dos Investigadores, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato marcará presença, esta sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 21h, na iniciativa promovida pelo Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
A Ministra Elvira Fortunato participará na abertura do painel «Sou cientista e faço política», e abordará o papel do trabalho de um/a investigador/a em questões de como é que o olhar da ciência ajuda a ter uma perceção mais clara dos problemas da sociedade ou que desafios enfrentam e que sucessos conseguem os cientistas que, de uma forma ou outra, participam na «causa pública». O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, com uma dimensão em que possibilita avanços nas áreas da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia, entre outras, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.
A sessão conta ainda com a intervenção de Carlos Morais Pires, a partir de Bruxelas em representação de Mariya Gabriel, Comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.
A Noite Europeia dos Investigadores é organizada pela Ciência Viva e conta com investigadores de diversas Unidades de Investigação, Laboratórios de Estado e Universidades. Esta é uma iniciativa que juntará cientistas e público dando a conhecer as paixões e os hobbies não-científicos de quem faz ciência no nosso país. O programa inclui momentos musicais, conversas e jogos, arte e ainda workshops de cozinha, lições sobre orquídeas e artes marciais.
Uma aposta do MCTES, no esforço de apoiar a comunidade científica, não só contribuindo para consolidar o posicionamento do País nas redes internacionais de ciência e tecnologia e na capacidade para explorar novas oportunidades associadas às fronteiras do conhecimento, mas também para promover a literacia científica junto do cidadão.