Plano “Turismo + Sustentável 20-30” em discussão pública até janeiro

O  Plano Turismo + Sustentável 20-23 foi ontem conhecido, numa sessão pública, que decorreu na sede do Turismo de Portugal, em Lisboa, e contou com as presenças da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.

Em consulta pública até 26 de janeiro, o plano contempla quatro eixos estratégicos – estruturar uma oferta cada vez mais sustentável, qualificar os agentes do setor, promover Portugal como um destino sustentável e monitorizar as métricas de sustentabilidade do setor.

Resultante de um trabalho conjunto envolvendo os parceiros do setor, este Plano abrange mais de 70 projetos e ações, que visam contribuir para a resposta do turismo aos desafios da sustentabilidade definidos à escala mundial, europeia e nacional e alinhados com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 e da política de retoma do setor pós COVID-19.

As metas a alcançar em 2023 prendem-se, entre outros, com o incremento de 50% de empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, água e gestão de resíduos e a eliminação de plástico de uso único em 50% de empreendimentos turísticos de 4 e 5 estrelas.

Ainda no âmbito do Plano Turismo + Sustentável 20-23, o Turismo de Portugal celebrou um protocolo com o Fundo Ambiental para incrementar as competências dos profissionais do setor do turismo, alavancar iniciativas e dinâmicas já existentes, dar visibilidade a boas práticas e inspirar todos a fazer melhor, para alcançar melhores resultados em termos de receitas, da satisfação dos turistas e da preservação do nosso planeta.

Para tal, está disponível um financiamento de 200 mil euros, financiável a 100% pelo Fundo Ambiental, e um prazo de realização até 31 de dezembro de 2020. As ações abrangidas por este protocolo são:

– Reeducar para uma restauração circular e sustentável;

– As práticas da economia circular nos destinos turísticos do litoral;

– Neutralidade carbónica nos empreendimentos Turísticos;

– Construção sustentável em empreendimentos turísticos;

– Eficiência hídrica nos campos de golfe em Portugal;

– Redução do plástico na hotelaria (turismo sem plástico).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu um estudo inovador que revela como algumas doenças crónicas, associadas ao…
Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

O Parlamento Nacional aprovou, na última quarta-feira, em votação final global, a proposta de alteração à Lei da Organização Judiciária.…
Cabo Verde:  Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

Cabo Verde: Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

As localidades de Achada Leite, no concelho de Santa Catarina, e Buguenti, em São Lourenço dos Órgãos, receberam na passada…
Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Os deputados da Assembleia da República de Moçambique doaram, esta quarta-feira, ao Conselho Executivo Provincial de Nampula, mais de 40…