Policia Judiciária liderou operação internacional para desmantelamento de uma rede de cibercrime

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), liderou uma operação policial internacional, de desmantelamento de uma rede criminosa, que se dedicava ao branqueamento de dinheiro, associado a burlas informáticas cometidas por todo o mundo, mas em especial na Europa e Estados Unidos da América.

A operação como nome “2BaGoldMule” teve a coordenação da Europol e de Portugal, que juntamente com os Estados Unidos, liderou e desencadeou a operação em larga escala. Estiveram ainda envolvidos diversos países espalhados pelo mundo como a Áustria, Itália, República Checa, Bulgária, Polónia, Geórgia, Espanha, Suíça, Suécia, Letónia, Reino Unido, Bélgica, Alemanha e Austrália.

A investigação, que a PJ refere como complexa, de combate ao cibercrime organizado internacional, foi realizada entre outubro e novembro de 2019. A organização, composta por dezenas de indivíduos, todos eles de nacionalidade estrangeira, terá sido responsável pelo branqueamento de mais de 10 milhões de euros, com origem em cibercrimes, em diferentes partes do mundo.

Ao todo, foram detidos 20 suspeitos, realizadas mais de 40 buscas domiciliárias e não domiciliárias, e foram apreendidos diversos elementos de prova em países como a Letónia, Bulgária, Reino Unido, Espanha e Itália. No caso da Letónia, a PJ enviou uma equipa de investigadores, ajudando as autoridades do país a deter cinco indivíduos dessa nacionalidade, através de mandatos de detenção europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola defende princípio de "Uma só China"

Angola defende princípio de "Uma só China"

O diretor da Direção para Ásia e Oceânia do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Miguel de Dialamicua, afirmou que…
Moçambique: Frelimo e Renamo pedem votos em Conguiana

Moçambique: Frelimo e Renamo pedem votos em Conguiana

A Frelimo e a Renamo apelaram aos votos no bairro Conguiana, localizado na cidade de Inhambane. Os apelos foram feitos…
Moçambique: Renamo denuncia tentativa de fraude eleitoral

Moçambique: Renamo denuncia tentativa de fraude eleitoral

A Renamo acusa novamente a Frelimo de designar cidadãos de distritos não autárquicos para as mesas de voto, no âmbito…
Angola recebe visita do secretário de Defesa dos EUA

Angola recebe visita do secretário de Defesa dos EUA

O secretário da Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), Lloyd Austin, aterrou em Luanda na noite desta terça-feira, 26…