Nacional | Politíca

Artilharia portuguesa ruma à Lituânia

Uma Brigada de Artilharia de Campanha do Exército Português – a Light ArtyBty/AM2016 – partirá muito em breve para a Lituânia, para participar no reforço da componente terrestre da NATO envolvida na Assurance Measures 2016. São 120 militares portugueses da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), com um conjunto de materiais muito significativo, que irão atuar numa região sensível da Europa.

Pela primeira vez, uma unidade de artilharia de campanha é empenhada neste tipo de missão exterior, na Lituânia ou em qualquer outro lugar do globo, desde o final da Guerra do Ultramar em 1975, significando na prática, entre outras coisas, a validação operacional de mais uma componente do Exército Português.

Esta missão vem no seguimento de outros compromissos internacionais assumidos pelas Forças Armadas Portuguesas nesta região da Europa. As aeronaves da Força Aérea Portuguesa têm servido mais do que uma vez – um destacamento com 4 F16 MLU e 89 militares está novamente nesta altura na Base Aérea de Siauliai – e o Exército já ali empenhou em 2015 uma Companhia de Reconhecimento da Brigada de Intervenção.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo