Nacional

Portugal: Bares e discotecas vão poder funcionar com horário de cafés e pastelarias

Os bares e discotecas podem reabrir, mas terão que funcionar com horários de café ou pastelaria. A medida foi decidida na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

“Os estabelecimentos que são bares na sua origem poderem funcionar enquanto pastelarias, seguindo as regras que estes estabelecimentos têm”, revelou a ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva.

Assim, estes estabelecimentos terão que encerrar às 20 horas, não podendo funcionar à noite, como também não poderão operar como espaços de dança e de convívio próximo.

Por outro lado, poderão usar os seus espaços exteriores para montar esplanadas e, se tiverem pistas de dança, poderão ser ocupadas com mesas, desde que sejam respeitadas as normas de distanciamento social estabelecidas pela Direcção-Geral da Saúde.

A abertura destes espaços será voluntária. Os empresários que não queiram reabrir podem continuar a beneficiar do regime de lay-off simplificado, por estarem encerrados por decisão administrativas. “Quem escolher abrir passa a estar noutro contexto, e pode beneficiar do regime para quem tenha quebras muito significativas”, esclareceu a ministra.

Relativamente à restauração, os restaurantes passam a poder deixar entrar clientes até às 24h00, tendo a obrigatoriedade de encerrar até às 01h00. Esta excepção não se aplica à Área Metropolitana de Lisboa, onde se mantêm as limitações horárias.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo