Nacional

Portugal vai receber 470 refugiados yazidis

Portugal está pronto para receber 470 refugiados da comunidade Yazidi, uma minoria de língua curda perseguida pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), atualmente refugiada em acampamentos improvisados ​​na Grécia, anunciou segunda-feira a deputada socialista Ana Gomes.

“Alvo da loucura do EI, a comunidade yazidi é particularmente vulnerável e não está segura na Grécia”, assegurou a deputada durante uma conferência de imprensa em Lisboa.

Membro da Comissão das Liberdades Cívicas do Parlamento Europeu, Ana Gomes disse que recebeu do governo português “segurança para acolher um grupo de 470 yazidis que vivem em Camp Idomeni (norte da Grécia) que foi agora desmantelado. “Ao contrário do que ouvimos, os refugiados querem vir para Portugal,” insistiu a deputada.

Portugal propôs-se em fevereiro a receber até 10000 refugiados, mais do dobro da sua quota fixada em 4500, mas só recebeu 452. De acordo com especialistas da ONU, cerca de 3200 yazidis estão atualmente nas mãos do EI, a maioria na Síria. As raparigas tornam-se escravas sexuais e os rapazes são enviados para combate.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo