Presidente do Sindicato Unificado da Polícia em greve de fome em frente à residência oficial do Presidente da República de Portugal

O presidente do Sindicato Unificado da PSP, Peixoto Rodrigues, iniciou hoje uma greve de fome “por tempo indeterminado” em frente ao Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da República, em Lisboa.

“É uma ação programada e planeada, que não é contra ninguém, mas sim a favor da PSP. Os polícias fazem parte de um corpo especial da administração pública e são dos poucos que não têm direito à greve. Há várias reivindicações em cima da mesa que são do conhecimento do Ministério da Administração Interna desde o ano passado e sem qualquer tipo de resposta ou de início de negociação”, afirmou Peixoto Rodrigues em declarações à agência Lusa.

Peixoto Rodrigues adiantou que há duas formas para terminar a greve de fome ou “abstenção à ingestão de alimentos sólidos”: ter “garantias da tutela para resolução” das reivindicações dos profissionais ou “ter problemas de saúde e ter de ser hospitalizado”.

Os polícias reclamam contra o “incumprimento da decisão judicial do Supremo Tribunal Administrativo, que condenou o Estado ao pagamento de todos os Suplementos Remuneratórios aos elementos policiais desde 2010, durante os períodos de férias”, ou o “aumento imediato do Suplemento por Serviço nas Forças de Segurança, para o percentual de 25%”, ou ainda a “revisão imediata do fator de sustentabilidade, aplicado aos profissionais da PSP, que se aposentaram entre 2014 e 2015, fator esse que resultou numa perda significativa do valor da pensão de aposentação”.

O protesto, que é considerado um protesto radical e inédito ao nível das forças de segurança, não tem data para terminar.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Juiz Efigénio Baptista detecta erros no código penal moçambicano

Moçambique: Juiz Efigénio Baptista detecta erros no código penal moçambicano

No dia reservado à explicação da relação entre os factos e os crimes que pesam sobre os 19 réus do…
Angola: MPLA fortalece cooperação com ANC

Angola: MPLA fortalece cooperação com ANC

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, realçou nesta segunda-feira, 05 de dezembro, os laços históricos e de cooperação com o…
Moçambique: Missão da SADC anuncia morte de mais outros dois militares

Moçambique: Missão da SADC anuncia morte de mais outros dois militares

A Missão Militar da SADC, que apoia as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas na luta contra o terrorismo, anunciou…
Guiné-Bissau: Cancelado julgamento dos militares acusados de tentativa de Golpe de Estado

Guiné-Bissau: Cancelado julgamento dos militares acusados de tentativa de Golpe de Estado

Foi cancelado o julgamento dos militares acusados de tentativa de Golpe de Estado de 1 de Fevereiro. “Foi o tribunal…