Nacional | Sociedade

Principais indicadores relativos ao Cartão de Cidadão, em 2020

Os últimos dados recolhidos até fevereiro de 2020 revelam números muito positivos referentes aos processos de requisição, tramitação e obtenção do Cartão do Cidadão. Nos Espaços do Cidadão de Lisboa, Porto e Algarve foram tramitados, 44.745 pedidos de renovação do Cartão do Cidadão, quase 5 mil por mês (4.971) nos últimos 9 meses e através do Portal ePortugal foram pedidos 94.235 renovações online, 13.462 por mês, nos últimos 7 meses.

No Porto, a possibilidade de obter Cartão de Cidadão de forma muito urgente (no próprio dia ou seguinte), disponibilizada desde julho de 2019, foi usada 7.542 vezes nos últimos seis meses. No Centro de Entregas do Cartão do Cidadão e Passaporte do Areeiro (CEA), em Lisboa, foram atendidos, desde setembro, 14.299 cidadãos e 10.362 receberam o seu Cartão do Cidadão.

O Chatbot «IRENE», um assistente virtual disponibilizado em Novembro de 2019, para auxiliar no agendamento do cartão do cidadão, ajudou mais de 1.200 cidadãos a esclarecerem as suas dúvidas, realizou 440 agendamentos e direcionou para a renovação online 500 utilizadores. Dados recentes dão conta da emissão de mais de 225.000 Certificados do Registo Criminal, desde que o serviço foi disponibilizado, a 29 de julho de 2016 até 30 de novembro de 2019.

O recurso à internet para pedir Certificados do Registo Criminal tem aumentado mais de 80% por ano. Cerca de 25% de pessoas coletivas e 13% de pessoas singulares utilizam o canal online. Entre novembro de 2018 e novembro de 2019 registaram-se acima de 280.000 consultas de processos judiciais, em mais de 90.000 acessos. Os dados indicam que 47 % dos acessos ocorre quando o atendimento dos Tribunais está encerrado.

No período analisado registaram-se também 364 pedidos de código de acesso para consultas online de processos, nas secretarias dos tribunais. Disponível desde julho de 2017, o serviço de Certidões Judiciais Eletrónicas já emitiu mais de 65.000 certidões. Trinta por cento dos pedidos são tratados automaticamente, sem qualquer intervenção humana.

O código de acesso foi utilizado mais de 40.000 vezes. Em pouco mais de cinco meses foram consultados online perto de 70.000 processos relativamente ao Estado do Pedido de Nacionalidade. Desde que foi disponibilizada, a 7 de junho último e até 30 de novembro, a consulta online do estado do Pedido de Nacionalidade, permitiu uma poupança estimada de 11.500 horas de atendimento presencial e telefónico utilizada noutras tarefas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo