“Regresso à tarifa do gás beneficia 99,7% dos consumidores portugueses”

A possibilidade de «regresso à tarifa regulada do gás beneficia 99,7% dos consumidores portugueses, e não há nenhuma medida de descida de IVA que sequer remotamente se aproxime do impacto que esta descida tem», afirmou o Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, na abertura de um debate sobre o aumento do custo de vida, na comissão permanente da Assembleia da República.

João Galamba acrescentou que «todos os consumidores em baixa tensão, que inclui todas as famílias e também alguns pequenos negócios, podem regressar à tarifa regulada, que desceu em julho 2,6%».
O regresso à tarifa regulada de gás foi uma medida apresentada pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e pelo próprio Secretário de Estado, em 25 de agosto, e incluída no programa Famílias Primeiro de contenção dos efeitos da inflação, apresentado pelo Primeiro-Ministro António Costa no dia 6 de setembro e esmiuçadas pelos Ministros das Finanças, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e da Ação Climática e das Infraestruturas e da Habitação no dia 7. 

«Neste momento, Portugal tem das inflações energéticas mais baixas de toda a Europa», disse, acrescentando que as tarifas da eletricidade para as famílias «são significativamente mais baixas em Portugal do que em Espanha».

O Secretário de Estado sublinhou ainda que as medidas até agora tomadas pelo Governo «tiveram um maior impacto nas famílias portuguesas do que qualquer proposta» apresentada pelos partidos da oposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin