Sala da Filarmónica de Berlim recebe pela primeira vez uma orquestra portuguesa

A Orquestra Filarmónica Portuguesa (OFP) apresentou “Concertos da Europa – Metamorfoses de Amor” em tour pelo país durante o mês de maio. O ciclo, que espelha a história da Europa, termina agora em grande com a ida da orquestra a Berlim, no dia 07 de junho.

A OFP entrou no mês de maio com uma agenda dedicada aos “Concertos da Europa – Metamorfoses de Amor“, uma série de concertos que percorreu os palcos de Lisboa, Santa Maria da Feira, Guarda, Castelo Branco, Porto e Faro. Mas é a presença na mítica sala da Filarmónica de Berlim, em junho,  que será o ponto alto da tournée.

A convite de alguns promotores alemães, a internacionalização da orquestra terá continuidade este ano, marcando desta forma, na famosa sala de Berlim, a estreia internacional da obra da compositora Sara Ross (“Europa – Metamorfoses de Amor“).

“Será a primeira apresentação em Berlim de uma obra de uma autora portuguesa, com texto em português, com cantores em português, juntamente com uma outra obra que conta com um solista alemão, o reputado violoncelista Benedict Kloeckner. É como forma de ligação entre os dois países que surge a escolha da obra Metamorphosen do compositor alemão Richard Strauss”, conta Osvaldo Ferreira, maestro titular e diretor artístico da Orquestra Filarmónica Portuguesa.

A composição “Europa – Metamorfoses de Amor” explora o tema da Europa através do texto de Alexandre Honrado (escritor e dramaturgo português), dos solos de Ana Maria Pinto (soprano) – que representa Europa -, e de Miguel Maduro Dias (barítono) – que interpreta o “Zeus narrador”. O aspeto cénico será trabalhado por Jorge Balça, reconhecido em Londres e Amesterdão.
Será também apresentado “Metamorphosen” de Richard Strauss, um estudo para 23 cordas solistas (dez violinos, cinco violas, cinco violoncelos e três contrabaixos), composto entre agosto de 1944 e março de 1945, durante a fase final da II Grande Guerra Mundial.

A OFP apresentará o concerto em Si menor, Op. 104, de Antonín Dvořák – o último concerto para violoncelo solo escrito pelo compositor checo. O solista é Benedict Kloeckner, um dos mais destacados violoncelistas da sua geração e vencedor de inúmeros concursos e distinções internacionais.
São cerca de 50 músicos que irão se deslocar até à capital da Alemanha para apresentar “uma peça da cultura portuguesa num dos principais palcos da Europa”.
“É histórico para nós, para Portugal, sermos a primeira orquestra portuguesa a pisar a Sala Filarmónica de Berlim”, afirma o maestro.

Para este projeto cultural português no estrangeiro, a Orquestra Filarmónica Portuguesa conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, através do Programa de Apoio Sustentado às Artes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde presente nas Reuniões de Primavera do Banco Mundial e FMI

Cabo Verde presente nas Reuniões de Primavera do Banco Mundial e FMI

O vice-primeiro-ministro e também ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, vai estar presente nas Reuniões de Primavera dos…
Ucrânia: Zelensky assina projeto de lei de mobilização do exército

Ucrânia: Zelensky assina projeto de lei de mobilização do exército

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou um projeto de lei que revê as regras de mobilização do exército. A…
Moçambique: Novo ataque terrorista em Quissanga faz quatro vítimas mortais

Moçambique: Novo ataque terrorista em Quissanga faz quatro vítimas mortais

Foram encontrados quatro cadáveres perto da aldeia Namaluco, situada no posto administrativo de Bilibiza, localizado no distrito de Quissanga, na…
Guiné-Bissau: Frente Popular condenou 4 anos de caça às bruxas com a presidência Sissoco

Guiné-Bissau: Frente Popular condenou 4 anos de caça às bruxas com a presidência Sissoco

A organização cívica guineense Frente Popular exigiu “a cessação das ingerências do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló no funcionamento…