Nacional

Secretário-Geral da ONU encontra-se com estudantes sírios em Portugal

Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, está a realizar uma visita de dois dias a Portugal, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem se encontra hoje.

Num encontro ontem com jovens sírios a estudar em Portugal, o diplomata sul-coreano pediu-lhes que “nunca desesperem”. Ban Ki-moon defendeu que a situação humanitária na Síria é insustentável e que os líderes europeus devem ser mais solidários.

“Esta crise humanitária alcançou uma situação insustentável. Tenho pedido a todos os líderes mundiais que nos dêem forte apoio e compromisso político”, disse o responsável da Organização das Nações Unidas (ONU), durante um encontro com cerca de 70 estudantes sírios que se encontram a estudar em Portugal.

Ban Ki-moon afirmou que há 16 milhões de refugiados e migrantes, em todo o mundo, o “maior número” desde a Segunda Guerra Mundial, e 4,5 milhões são sírios.

A Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios, uma iniciativa lançada pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio, já atribuiu bolsas a 150 estudantes sírios, que estão espalhados por dez países, a maioria está em Portugal.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo