Universidade Aberta vai inaugurar primeira Cátedra UNESCO de Estudos Globais

Está marcada para dia 26 de setembro, pelas 18h, a sessão solene de apresentação pública da Cátedra UNESCO de Estudos Globais no Salão Nobre (Palácio Ceia) da Universidade Aberta, em Lisboa. O evento terá como oradores convidados Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e Carlos Fiolhais, professor catedrático da Universidade de Coimbra.

O acolhimento desta Cátedra na Universidade Aberta (UAb), segundo os seus responsáveis, tem por objetivo “desenvolver projetos de investigação pioneiros sobre os fenómenos resultantes da globalização e promover o uso científico e pedagógico da língua portuguesa no mundo, em estreita parceria com instituições de ensino superior de renome, nacionais e estrangeiras”.

A Cátedra UNESCO associa-se aos programas de doutoramento e de pós-graduação em Estudos Globais da UAb, desenvolvendo a sua investigação em estreita articulação com o Centro de Estudos Globais desta instituição e em parceria com outras entidades académicas nacionais e internacionais e com autarquias locais. Pretende-se, assim, “promover o conhecimento glocalizado, descentralizado e a consciência de que cada um constitui uma malha de uma rede interconectada”.

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal. Assente numa geografia virtual, a UAb “antecipa o futuro, ligando as pessoas a novos conhecimentos e a novas oportunidades”.

Com mais de 30 anos de experiência, a UAb “dá-lhe a possibilidade de aprender quando e onde quiser, a qualquer hora e em qualquer lugar, sem barreiras geográficas ou temporais”.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Angoche vai ter novo porto de pescas a partir de julho

Moçambique: Angoche vai ter novo porto de pescas a partir de julho

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou que Angoche vai passar a contar com um novo porto a…
Angola: Reservas internacionais recuperam USD 162 milhões

Angola: Reservas internacionais recuperam USD 162 milhões

As reservas internacionais angolanas cresceram 1% entre março e abril, ao terem passado de 14.321 milhões para 14.483 milhões de…
Macau: Diversas atividades assinalam 500 anos do nascimento de Luís de Camões

Macau: Diversas atividades assinalam 500 anos do nascimento de Luís de Camões

As comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta português Luís Vaz de Camões vão ser assinaladas, em Macau, com…
Governo libanês reverte apelo para investigar crimes de guerra de Israel no Líbano

Governo libanês reverte apelo para investigar crimes de guerra de Israel no Líbano

Esta semana, o governo libanês anunciou que pretende recuar no pedido de investigações de crimes de guerra israelitas em solo…