Universidade Católica lança Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos online

Formar profissionais capazes de proteger e promover os direitos humanos a nível nacional e internacional. É este um dos grandes objetivos da Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Católica Portuguesa no Porto, uma formação pioneira em Portugal no âmbito da teoria e da prática dos direitos humanos. Por ser online, agrega participantes de diferentes países de língua portuguesa e é lecionada por académicos, mas também por profissionais de diferentes Organizações Não Governamentais (ONGs). 

“Com a crescente complexidade relacionada com as questões sobre os direitos humanos que enfrentamos atualmente, a necessidade de uma educação interdisciplinar tornou-se mais evidente do que nunca,” salienta Mariana Barbosa, docente da Faculdade de Educação e Psicologia e uma das coordenadoras da Pós-Graduação. “Na Pós-Graduação abordamos precisamente essa necessidade ao integrar conceitos jurídicos, éticos, sociológicos, psicológicos, políticos e culturais no estudo dos direitos humanos,” complementa Catarina Santos Botelho, docente da Faculdade de Direito e também coordenadora da Pós-Graduação, acrescentando “uma abordagem holística que tem como principal objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão integrada das questões e desafios que moldam a área dos direitos humanos.”

“Através desta interdisciplinaridade será possível abarcar para cada uma das grandes temáticas abordadas, nomeadamente a dignidade, a vulnerabilidade, a solidariedade e a diversidade, a sua compreensão teórica, mas também a sua aplicabilidade prática na área dos direitos humanos, procurando aliar o ‘saber ser’ ao ‘saber fazer’”, refere Filipe Pinto, docente da Área Transversal para a Economia Social e também coordenador desta Pós-graduação. Desta forma, os participantes terão contacto com profissionais do terreno, aquisição de conteúdos que lhes permitirão o domínio de princípios e ferramentas de conceção e gestão de projetos, e também apoio tutorial para que possam desenhar e desenvolver os seus próprios projetos.

Desenvolvida através de uma parceria conjunta da Faculdade de Direito, da Faculdade de Educação e Psicologia e da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa, este curso que decorre inteiramente online, alia as sinergias do Direito, da Educação, da Psicologia e da Economia Social, proporcionando uma visão integrada e interdisciplinar dos direitos humanos.

A Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Católica Portuguesa no Porto arranca em outubro de 2023 e prolongar-se-á até maio de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Chivukuvuku diz que FPU aceitou resultados eleitorais por pressão internacional

Angola: Chivukuvuku diz que FPU aceitou resultados eleitorais por pressão internacional

O coordenador do projeto político PRA-JA, Abel Chivukuvuku, afirmou que a Frente Patriótica Unida (FPU) venceu as eleições de 2022,…
Portugal vê Cabo Verde como um exemplo para transição energética

Portugal vê Cabo Verde como um exemplo para transição energética

O diretor de Energia e Geologia de Portugal, Jerónimo Cunha, considera que Cabo Verde, apesar de ser um país pequeno,…
Timor-Leste: Xanana pede a jovens que deixem as artes marciais

Timor-Leste: Xanana pede a jovens que deixem as artes marciais

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, apelou aos jovens timorenses residentes no país e na diáspora para deixarem de praticar…
Missão do CCISP intensifica a cooperação entre Portugal e Timor no ensino superior, investigação e ciência

Missão do CCISP intensifica a cooperação entre Portugal e Timor no ensino superior, investigação e ciência

A iniciativa de promoção externa contou com a presença de representantes de onze instituições portuguesas de ensino superior politécnico. A…