O Centro de Simulação Clínica da Universidade de Aveiro (SIMULA ), num conjunto de ações de formação dirigida aos profissionais de saúde, simulando casos clínicos reais, vai utilizar manequins que falam, têm batimentos cardíacos e mesmo convulsões.
A primeira ação de formação, a realizar a 3 de março, é dedicada a Emergências Pediátricas, sendo um curso avançado de simulação em Pediatria, promovido conjuntamente com a Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro (UNAVE).
O curso é dirigido a pediatras, anestesistas, médicos de medicina geral e familiar, cirurgiões pediatras, cardiologistas pediátricos, internos e enfermeiros dedicados à Pediatria, baseado na simulação de casos clínicos reais e na utilização de simuladores.
Na área da saúde, a UNAVE realiza também nos dias 4 e 5 uma formação sobre Segurança do Medicamento, destinada a farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de farmácia e outros profissionais de saúde.
As duas entidades vão ainda realizar uma formação em Laparoscopia, com recurso a simuladores, nos dias 11 e 12, dedicada ao treino de procedimentos avançados em cirurgia digestiva “hands-on”, dirigida a cirurgiões, que terá como formadores Novo de Matos, Leonor Manaças e José Castro.