Nacional | Sociedade

Universidade de Coimbra cria mestrado para professores de Português na China

A Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão, na China, vai acolher um mestrado para formar professores de Português, criado pela Universidade de Coimbra (UC) em parceria com o Instituto Politécnico de Macau, anunciou hoje o reitor da instituição portuguesa.

Este mestrado, que já obteve a autorização do governo da República Popular da China (RPC),  visa preparar futuros docentes de Português, como língua estrangeira para cidadãos chineses, explicou o reitor da UC, João Gabriel Silva, que precisou que os professores vão ser, na sua maioria, portugueses e com vínculo à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

O curso de dois anos, com 20 vagas, vai arrancar “em princípio já no próximo ano letivo”, na universidade de Cantão, e segundo João Gabriel Silva, um mestrado idêntico para estrangeiros, aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), já é ministrado há alguns anos em Coimbra.

Uma delegação da UC desloca-se este ano a Cantão, a fim de “validar o local” que acolherá as atividades do curso, confirmou o reitor de Coimbra que sublinhou que “não há na China nenhuma oferta para ensinar como se deve ensinar Português a estrangeiros. Após um longo processo diplomático, o mais difícil está assegurado”, e frisou que o interesse pela língua portuguesa tem aumentado na RPC nos últimos anos.

Há muitas empresas chinesas a precisarem de quem domine o Português, para incrementarem os seus negócios em Portugal e noutros países lusófonos, especialmente Brasil, como principal parceiro económico da China, mas também Angola e Moçambique, e existem atualmente dois a três mil estudantes de língua portuguesa na China.

“Foi preciso que as autoridades chinesas aceitassem que uma entidade independente portuguesa venha no tempo próprio fazer a avaliação do funcionamento do curso no interior de uma universidade chinesa”, enfatizou Carlos André, antigo diretor da FLUC.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo