O presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu hoje, que a partir de meados de Outubro, durante o mês de Novembro e até à primeira semana de Dezembro, «progressivamente, todos os que queiram vacinar-se (contra a gripe) serão vacinados».
Marcelo Rebelo de Sousa explicou aos jornalistas que esta garantia foi dada ao próprio pela ministra da saúde, Marta Temido. O presidente da República, que tomou hoje a vacina da gripe na unidade de saúde familiar Descobertas, em Lisboa, adiantou ainda que a vacinação poderá acontecer nas unidades de saúde familiar, nas juntas de freguesias, ou em farmácias comunitárias.
Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se também aos profissionais de saúde, dizendo que «o esforço que lhes vai ser exigido em termos de saúde pública é acrescido, porque estão a fazer face à frente da pandemia e agora durante este período de tempo também na chamada gripe comum».
«Os portugueses percebem como é importante antecipar e redimir, também aqui», disse aproveitando o seu «exemplo» para apelar àqueles «que não tivessem já a intenção de o fazer, que venham o mais rápido que possam vacinar-se até ao fim da primeira semana de Dezembro».