capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 01 de abril de 2021

A “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe, destaca que o Governo assina contrato com investidor canadiano para construção da Zona Franca em Malanza estimada em 1.3 bilhões de dólares”. A “Téla Nón” avança que um “Navio de guerra do Brasil desenvolveu acções sociais em STP”. 

O site do Governo de Timor-Leste partilha a “Lista de legislação relacionada com o estado de emergência”. A “Tatoli” informa que o “Presidente timorense decreta XII estado de emergência”. 

Em Angola a “Angop” refere que “Militante da UNITA propõe destituição do presidente do partido”. A “AngoNotícias” publica que há “Descontentamento com demissão do vice-governador do Kwanza Sul”. 

A “Carta de Moçambique” escreve “Ataques à Cabo Delgado: Presidente da Comissão da UA [União Africana] quer ‘ação regional urgente’”. Segundo a “Folha de Maputo”, o “PR [Presidente da República] apela a calma e serenidade na abordagem do ataque terrorista de Palma”. 

No Brasil “O Globo” menciona que, “Após primeira reunião do comité contra a Covid, Bolsonaro volta a atacar lockdown e isolamento”. No “Estadão” lê-se que “Presidenciáveis assinam manifesto conjunto em defesa da democracia, da Constituição e contra o autoritarismo”. 

“Legislativas 2021/Santiago Norte. JHA [Janira Hopffer Almada] leva mensagem de ‘esperança’ à região ‘abandonada’ pelo MpD”, divulga o “Santiago Magazine” eCabo Verde. O “Expresso das Ilhas” noticia que o “MpD decide não fazer campanha nos dias 1 e 2 de Abril”. 

Em Portugal o “Observador” cita o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, através do título “’É o Direito que serve a política, não é a política que serve o Direito’. Marcelo põe ponto final e passa ao próximo capítulo”. De acordo com o “Público”, o “Tribunal Constitucional considera ilegais duas alterações ao regimento do parlamento madeirense”. 

Na Guiné-Bissau pode ler-se no jornal “O Democrata” que o secretário de Estrado da Juventude e Desportos “Florentino Dias anuncia que Governo vai criar condições para a seleção nacional”. A “ANG” indica Justiça: Mulheres Juristas exigem clareza da Justiça Social na Constituição da República”.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: UCID critica falta de recursos na PJ no Mindelo

Cabo Verde: UCID critica falta de recursos na PJ no Mindelo

A UCID denunciou publicamente a falta de recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos no Departamento de Investigação Criminal da Polícia…
Comissão Europeia e Conselho Europeu consideram China uma ameaça

Comissão Europeia e Conselho Europeu consideram China uma ameaça

Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen e Charles Michel, respetivamente, reconheceram nesta terça-feira,…
Cabo Verde: MpD critica invasões às instituições de Brasília

Cabo Verde: MpD critica invasões às instituições de Brasília

O MpD repudia “veementemente” as invasões às instituições dos três poderes da democracia brasileira, ocorridas em Brasília na tarde de…
Moçambique: Mais de 26 mil habitantes do distrito de Montepuez contam com mais um centro de saúde

Moçambique: Mais de 26 mil habitantes do distrito de Montepuez contam com mais um centro de saúde

Reabilitado e equipado, com apoio do Comité Internacional da Cruz Vermelha, o Centro de Saúde de Mapupulo, distrito de Montepuez,…