Em Angola, o tema destacado hoje pelo “Jornal de Angola” é “Repatriamento coercivo é discutido com urgência”, tendo a Assembleia Nacional agendado para o dia 13 deste mês a discussão e aprovação, na generalidade, da proposta de Lei de Repatriamento Coercivo e Perda Alargada de Bens. A “ANGOP” informa que a “UNITA quer aprovação de lei que amnistia crimes económicos”.
Sobre Cabo Verde, o “Santiago Magazine” tem como manchete “Bastonária da Ordem dos Advogados contratada para assessorar o Governo” e “A Nação” refere que “CPN [Comissão Política Nacional] do PAICV ‘lamenta e repudia’ atitude de alguns deputados que viabilizaram proposta da maioria” no que respeita à regionalização.
“Oposição pede ao Presidente da República para formar governo” é o destaque de hoje do “Jornal Transparência” sobre São Tomé e Príncipe. “ADI denuncia xenofobia em STP e diz que Patrice Trovoada é o político mais rejeitado” faz manchete na “Téla Nón”.
O “CanalMoz” noticia “Dívidas no âmbito da visita de Filipe Nyusi a Inhambane: Empreiteiros exigem ao Governo o pagamento de catorze milhões de meticais” em relação a Moçambique. Já a “Folha de Maputo” menciona o tema “Governo animado pelos progressos no âmbito do projecto de LNG (Gás Natural Liquefeito)”.
“Camberra deve compensar Timor-Leste por ‘fraude’ no Mar de Timor” e “Ministério das Finanças timorense espera ter Portal da Transparência online na próxima semana” são duas das publicações do “Sapo Notícias” sobre Timor-Leste.
“O Democrata”, jornal da Guiné-Bissau, avança que a “China financia com 22 milhões de euros construção de porto de pesca em Bissau”. A Agência de Notícias da Guiné informa que a “GTAPE [Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral] denuncia tentativa de falsificação do cartão do eleitor”.
A página web institucional da Guiné Equatorial destaca as “Ordens de demissão de secretários de embaixada”, podendo ler-se que “as ordens datadas de 29 de outubro preveem a cessação de secretários de embaixadas da República da Guiné Equatorial na França, Espanha e Etiópia”.
“Bolsonaro lucra entre eleitores, mas abala relação com o Congresso ao escolher Moro” é a manchete da “Folha de S.Paulo” sobre o Brasil. O portal “G1” noticia que o juiz Sérgio Moro “vai assumir com amplos poderes um Ministério da Justiça fortalecido” e o “Estadão” também menciona o mesmo tema, acrescentando que “Bolsonaro diz que Moro terá ‘carta branca’ para comandar a Justiça”.
“Governo quer negociar com PSD habitação acessível e benefícios fiscais para senhorios”, refere hoje o “Público” sobre Portugal. Já o “Expresso” informa que o “Valor das pensões antecipadas caiu 10% em dez anos”.