capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 03 de março de 2022

O “Jornal de Angola” noticia “Angolanos que fogem da Ucrânia podem chegar a Luanda este mês”. Segundo a “Angop”, os “Angolanos em Portugal enaltecem registo eleitoral oficioso”. 

Sobre Cabo Verde o “Expresso das Ilhas” avança que a “Dívida pública de Cabo Verde sobe quase 10% num ano e chega a 281 milhões de contos em Janeiro”. A “Inforpress” refere que o “Primeiro-ministro visita região Fogo/Brava com sector agrícola na agenda”. 

No Brasil “O Globo” tem em manchete “Lewandowski suspende última ação penal contra Lula na Justiça”. O “Estadão” escreve que o deputado “Eduardo Bolsonaro mobiliza Legislativos nos Estados para facilitar porte de armas”. 

A “Carta de Moçambique” publica “Ucrânia: Moçambique defende ‘cessação das hostilidades’ e ‘diálogo construtivo’”. Na “Folha de Maputo” lê-se “CCM [Câmara de Comércio de Moçambique] prevê impactos negativos na economia caso persista a guerra Rússia-Ucrânia”. 

Na Guiné-Bissau “O Democrata” menciona que o “Primeiro-ministro de Portugal vai visitar a Guiné-Bissau no sábado”. A “ANG” indica “Invasão da Rússia à Ucrânia: Presidente da República manifesta disponibilidade de Guiné-Bissau mediar o conflito”. 

A “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe, destaca “Presidente de São Tomé e Príncipe acredita novos embaixadores da Costa do Marfim, Tchade e Alemanha”. No “Jornal Transparência” pode ler-se que “São Tomé e Príncipe poderá sofrer redução de 50% de combustível proveniente de Angola”. 

“Timor-Leste solidário com povo ucraniano” e “Timorenses residentes na Austrália não vão votar nas presidenciais” são dois dos temas divulgados pela “Tatoli”, em Timor-Leste

Em Portugal o “Público” informa que o “MNE [Ministro dos Negócios Estrangeiros] ainda não sabe quantos oligarcas russos têm contas congeladas”. O “Jornal de Notícias” partilha “Guerra na Ucrânia – Santos Silva sobre refugiados: ‘Agora é um problema de todos’ na UE [União Europeia]”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

As negociações entre a Ucrânia e a Rússia foram adiadas para esta quinta-feira, 03 de março.  A delegação ucraniana está…
Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

O primeiro-ministro português, António Costa, manifestou publicamente ao Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, a sua gratidão pelo apoio prestado na…
Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

O Procurador-geral da República (PGR) pediu aos magistrados para estarem atentos às pessoas que procuram vias fáceis para enriquecer, às…
Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

A Renamo e o MDM, partidos moçambicanos da oposição, condenam a invasão da Rússia à Ucrânia. Ambos criticam o “silêncio”…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin