capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 05 de Dezembro de 2018

Em São Tomé e Príncipe, o “PM [primeiro-ministro] visita EMAE [Empresa de Água Electricidade] e anuncia ‘Plano de Emergência’ para minimizar a crise energética”, avança a agência “STP-Press”. O “Jornal Transparência” refere que a “Abertura promovida por novo governo gera esperança aos são-tomenses”.

“UCID pede aceleração do Governo no processo de melhoria da iluminação pública e de políticas que promovam o emprego jovem”, noticia a “Inforpress” sobre Cabo Verde. “Governo anuncia para breve criação de uma autoridade da concorrência” é a manchete do “Expresso das Ilhas”.

Em Timor-Leste, o “Sapo Notícias” partilha que “Petrolífera e Timor-Leste negoceiam exploração de poço no Mar de Timor” e que o “Parlamento timorense prevê iniciar quinta-feira debate do Orçamento do Estado para 2019”, de forma a “tentar enviar o documento ao Presidente de Timor-Leste antes do Natal”.

No Brasil, o “G1” informa que o “TSE [Tribunal Superior Eleitoral] aprova contas da campanha de Bolsonaro com ressalvas” e a revista “Exame” destaca que “Bolsonaro diz que reforma da Previdência deve começar pelo setor público”.

Na Guiné-Bissau, “O Democrata” noticia “Recenseamento eleitoral: Técnicos da GTAPE [Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral] ouvidos no Ministério Público”. Já o site “Guineendade” refere que “Apesar de ameaçar abandonar o Governo PRS continua no Executivo liderado por Aristides Gomes”.

Em Portugal, o “Expresso” publica que “Depois de jantar com Xi Jinping, Marcelo passou na prisão onde os reclusos se revoltaram” e o “Jornal de Notícias” informa “Comerciantes dispensados de dar faturas em papel já em janeiro” de 2019, uma vez que os “clientes só receberão faturas em papel ou por email se as solicitarem”.

“Chefe de Estado estende a mão à sociedade civil” é a manchete do “Jornal de Angola”, tendo as organizações da sociedade civil concordado, durante uma reunião realizada esta terça-feira, 04 de dezembro, “em criar um canal de comunicação com o Executivo para dar contribuições para a construção de um país inclusivo”. A manchete do “Novo Jornal” é “Presidente da República recebe Rafael Marques esta manhã em audiência privada”.

A página web institucional da Guiné Equatorial menciona que o “Plano de diversificação económica da Guiné Equatorial recebe o apoio do ADB [Banco Africano de Desenvolvimento]” e que foi atribuído o “Prémio de África para o Chefe de Estado” Obiang Nguema Mbasogo, uma distinção feita durante a festa comemorativa do 50º aniversário da Independência da Guiné Equatorial em Marrocos, em Rabat.

Em Moçambique, a “Oposição recomenda reprovação do Orçamento do Estado para 2019”, de acordo com o “Canal MOZ”. O jornal “@Verdade” tem em destaque “Frelimo aprovará Orçamento do fim do 1º mandato de Nyusi que reforça desigualdades entre Maputo e Moçambique”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: TACV retoma voos a 27 de dezembro

Cabo Verde: TACV retoma voos a 27 de dezembro

A companhia aérea TACV – Cabo Verde Airlines vai retomar os seus voos nesta segunda–feira, 27 de dezembro. As primeiras…
Angola vai receber mais USD 748 milhões do FMI

Angola vai receber mais USD 748 milhões do FMI

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a sexta revisão ao programa de ajustamento financeiro de Angola, segundo…
Moçambique e FMI analisam programa de ajuda em janeiro

Moçambique e FMI analisam programa de ajuda em janeiro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Governo moçambicano vão começar as negociações sobre um Programa de Financiamento Ampliado no…
Timor-Leste recebe USD 4 milhões do Japão para eleições

Timor-Leste recebe USD 4 milhões do Japão para eleições

O Governo japonês disponibilizou quatro milhões de dólares americanos (3.545.244 euros) ao Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) para a…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin