Revista de Imprensa Lusófona de 05 de Novembro de 2018

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

“Silêncio do MINSA [Ministério da Saúde] pode empurrar médicos à greve” em Angola, destaca esta segunda-feira o jornal “O País” que cita o presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola, Adriano Manuel, que garantiu que estão criadas as condições para uma paralisação de 19 a 21 novembro. O “Jornal de Angola” informa que “Mercados de Luanda têm trinta mil lugares disponíveis”.

Em Moçambique, “Sindicatos cépticos quanto às indemnizações” por rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, tal como está exposto no projecto de revisão da Lei do Trabalho, avança o “Notícias”.

“O Estado de S. Paulo” no Brasil tem em manchete que “1 / 3 do Congresso eleito responde a processos na Justiça” e precisa que “no total, 160 deputados e 38 senadores são alvo de 540 acusações de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, improbidade administrativa e assédio sexual”.

Em Cabo Verde o portal do jornal “A Semana” destaca a “Situação de drama em Santo Antão: Líder comunitário exorta autoridades a socorrerem famílias em Pascoal Alves que “estão a passar fome” em “sequência do segundo ano consecutivo de mau ano agrícola em maior parte desta ilha”.

“O Presidente da República Guiné-Bissau, José Mário Vaz convocou de novo, os Partidos Políticos, o Governo e a Sociedade Civil para uma reunião a ter lugar amanhã segunda-feira, dia 5 de Novembro, anunciaram fontes partidárias”, avança o portal “Guinendade” na Guiné-Bissau.

A página web institucional da Guiné Equatorial publica a resolução que expulsa do PDGE [Partido Democrático da Guiné Equatorial] “os participantes no magnicidio de 24 de Dezembro”.

Em Portugal, o “Público” refere que o primeiro-ministro “[António] Costa vai promover secretários de Estado a ministros”, caso o PS vença as eleições legislativas em 2019. “Presidente da República renova apelo para criação do estatuto do cuidador informal”, noticia o “Observador”, onde se pode ler que “a criação de um estatuto próprio tem sido reclamada por grupos de cidadãos que prestam esse tipo de cuidados e, em junho passado, foi criada a Associação Nacional de Cuidadores Informais”.

“Governo Tem Esforços De Melhoria Da Qualidade Das Infra-Estruturas”, destaca o site “STL Online” sobre Timor-Leste, onde se pode ler que, para 2019, “o Governo deveria melhorar a qualidade das obras de estradas”.

Em São Tomé e Príncipe, o ministro da Educação do país pediu uma “maior unidade” do povo são-tomense “durante a inauguração de uma estátua do líder rebelde rei Amador Vieira”, levada a cabo pelo Presidente são-tomense.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Prata atinge maior valor desde 2012 e pode ultrapassar recorde histórico

Prata atinge maior valor desde 2012 e pode ultrapassar recorde histórico

O preço da prata subiu para quase 37 dólares por onça (cerca de 32€) esta semana, alcançando o nível mais…
Portugal: Fortaleza de Peniche vence Prémio Europeu do Património 2025 na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa

Portugal: Fortaleza de Peniche vence Prémio Europeu do Património 2025 na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa

A Fortaleza de Peniche, em Portugal, foi uma das vencedoras dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2025,…
Timor-Leste reforça compromisso com integração na ASEAN durante reuniões em Penang

Timor-Leste reforça compromisso com integração na ASEAN durante reuniões em Penang

A Vice-Ministra dos Assuntos da ASEAN e Representante de Timor-Leste nas Reuniões de Altos Funcionários (SOM Leader), Milena Rangel, liderou…
FCT lança programa para apoiar investigadores que tenham beneficiado de licença parental

FCT lança programa para apoiar investigadores que tenham beneficiado de licença parental

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou a 3.ª edição do programa RESTART, que visa apoiar investigadores…