Em Portugal “Luís Montenegro [um dos nomes apontados para candidato à liderança do PSD] ataca ‘asfixia fiscal’: ‘portugueses são triplamente penalizados’ no aumento do preço dos combustíveis”, escreve o “Expresso”. O “Observador” cita o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que afirma que “‘O PCP não apoia a guerra’, mas também não apoia o ‘xenófobo e belicista’ governo ucraniano”.
A “Agência Brasil” refere que o presidente da Câmara dos Deputados “Lira suspende retorno presencial das atividades da Câmara”. Já “O Globo” tem em manchete “Lula e Bolsonaro lideram formação de palanques nos estados, e terceira via patina”.
A “Inforpress”, agência de notícias de Cabo Verde, publica “Santiago Norte: PAICV elege como ‘grande desafio’ vencer as seis câmaras municipais da região em 2024”. O “Expresso das Ilhas” menciona que “Portugal e Cabo Verde assinam programa de cooperação de 95 milhões de euros”.
“CNE [Comissão Nacional de Eleições] enviou carta oficial aos candidatos à Presidência para cumprimento das regras eleitorais” e “INDICCA [Instituto para a Defesa dos Direitos das Crianças] vai apresentar relatório sobre participação de crianças na campanha às presidenciais” são dois temas divulgados pela “Tatoli”, em Timor-Leste.
A “Carta de Moçambique” avança que “Deslocados começam a regressar a Mocímboa da Praia”. Segundo a “Folha de Maputo”, o “PR [Presidente da República] Nyusi inaugura hoje rede eléctrica de Ntlavene em Gaza”.
O “Jornal de Angola” informa que o “Ex-Presidente [José Eduardo dos Santos] viaja hoje para Barcelona”. De acordo com o “Correio da Kianda”, o líder da UNITA “Adalberto Costa Júnior viaja para os Estados Unidos da América nesta segunda-feira”.