Lusofonia | Notícias

Revista de Imprensa Lusófona de 09 de fevereiro de 2021

capa da Revista de Imprensa Lusófona

A “Carta de Moçambique” noticia “Recolher obrigatório é carta-branca para Polícia violar direitos das pessoas – considera FMO [Fórum de Monitoria do Orçamento]”. O “Notícias Online” divulga “Face ao terrorismo: CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] deve criar estratégias para segurança dos estados”.

Na Guiné-Bissau “O Democrata” publica “Zona fronteira: Populares confirmam troca de tiros entre rebeldes e exército senegalês”. A “ANG” avança que o “Porta-voz da Comissão de greve [da União Nacional de Trabalhadores Guiné] diz que a adesão ronda os 70 por cento”.

No Brasil “O Globo” tem em manchete “Bolsonaro confirma que Onyx Lorenzoni irá pra Secretaria-Geral e nega que negocie cargos com o Centrão”. O “Estadão” destaca que o “Congresso quer auxílio emergencial fora do teto de gastos e sem corte de despesas”.

A “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe, escreve que o “Governo pretende subsidiar produtos de primeira necessidade na Ilha do Príncipe”. De acordo com a “Téla Nón”, o “Príncipe pede subvenção dos preços das mercadorias”.

O “Portal de Angola” refere que a “UNITA denuncia ‘ataques xenófobos e racistas’ do MPLA”. Já “O País” menciona que o “Dirigente do Bloco Democrático defende revisão da Constituição”.

Em Timor-Leste o site do Governo partilha que o “Parlamento Nacional autoriza Governo a definir as bases gerais da organização da administração pública”. A “Tatoli” informa que o “MEJD [Ministro da Educação, Juventude e Desporto] dá posse a novo Presidente do INFORDEPE [Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação de Timor-Leste]”.

“Covid-19. Marcelo, Ferro, Costa e partidos reúnem-se com peritos por videoconferência”, pode ler-se no “Observador”, em Portugal. Segundo o “Diário de Notícias”, o “Líder do CDS diz que se não ficar satisfeito com resultados [eleitorais] será ‘o primeiro a ir embora’”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo